Publicada em: 03/02/2026 - 14 visualizações
Pagar por uma porção e saber exatamente quanto alimento vai receber? É essa a proposta do vereador João Wagner Antoniol (MDB). A intenção do Projeto de Lei é obrigar que os cardápios identifiquem a quantidade de alimentos em pratos e porções de maneira clara, indicando em unidades, gramas e mililitros.
Nos cardápios físicos, as informações sobre quantidade e preço dos produtos devem ser impressas de maneira legível e de fácil entendimento. Nos cardápios digitais, tais informações devem ser exibidas de forma igualmente acessível. No caso dos estabelecimentos que utilizam quadros, letreiros ou painéis digitais para exibir o cardápio, a quantidade de cada produto, especialmente as porções, também deve ser claramente indicada nesses meios.
O vereador argumenta que a proposta garante a transparência e a clareza nas informações fornecidas para que os consumidores possam avaliar a relação custo-benefício e tomar decisões de compra mais informadas. “Além de incentivar a prática de preços justos e a oferta de produtos em quantidades compatíveis com os valores cobrados, promovendo uma concorrência mais equilibrada entre os estabelecimentos do município”.
O projeto passa agora pelas Comissões Permanentes da Casa.
Leia a íntegra do Projeto de Lei n.º40/2026
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade