Publicada em: 08/12/2015 - 1899 visualizações

Parlamento Jovem - CMJF

 

O que é?

 

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), desenvolvida a partir de uma parceria entre a ALMG e as Câmaras Municipais de diversas cidades do estado, as quais são organizadas em polos regionais. A cidade de Juiz de Fora é uma das sedes desses pólos.

 

Qual é o objetivo?

Estimular a formação política dos jovens, conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade, propiciar-lhes um espaço para vivência em situações de ensino e pesquisa e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento das câmaras municipais e das escolas de ensino médio em atividades de Educação para a Democracia.

 

Qual é o público alvo?

O público alvo são jovens estudantes de escolas de ensino médio das redes pública e privada.

 

Cada escola formará um grupo de até 15 (quinze) estudantes, os quais atuarão sob orientação de monitores – acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFJF.

 

Parceiros:

  • ­Câmara Municipal de Juiz de Fora;

  • ­Universidade Federal de Juiz de Fora – Departamento de Ciências Sociais;

  • ­Assembleia Legislativa de Minas Gerais;

  • Escolas de ensino médio das redes pública e privada;

  • PUC – Minas (instituição apoiadora);

Formato do Parlamento Jovem de Minas de Juiz de Fora

­ Em Juiz de Fora, o Parlamento Jovem de Minasde Juiz de Fora(PJ Minas JF) é integrado por até 05 (cinco) escolas de ensino médio das redes pública e privada do município, definidas por meio de sorteio realizado pela CMJF.

 

­ O projeto é desenvolvido em três etapas:

1) etapa municipal: realizada no município com a participação das escolas que integram o projeto;

2) etapa regional: realizada na sede do polo regional com a presença de estudantes de todas as cidades que integram o polo;

3) etapa estadual: realizada pela ALMG, em Belo Horizonte, com a presença de estudantes de todos os polos regionais .

Quem conduz o projeto?

­O PJ Minas JF é desenvolvido pelo Centro de Atenção ao Cidadão e está sob responsabilidade de seu sociólogo, Sérgio Dutra, que conta com o auxílio de quatro estagiários, acadêmicos do curso de ciências sociais da UFJF.

 

Como participar?

No início de cada ano todas as escolas de ensino médio do município são convidadas, por meio de ofício da Câmara Municipal de Juiz de Fora, para uma reunião de apresentação da proposta de trabalho do PJ Minas JF para aquele ano e em uma segunda reunião são sorteadas as cinco escolas participantes daquela edição.

 

Acesse o blog do Parlamento Jovem:

http://www.pjminasjuizdefora.blogspot.com.br/

 

 


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade