Publicada em: 03/02/2026 - 28 visualizações

Audiência Pública - Crise financeira dos Correios e impacto aos trabalhadores é discutida na Câmara

Audiência Pública - Crise financeira dos Correios e impacto aos trabalhadores é discutida na Câmara (03/02/2026 00:00:00)
  • O encontro foi proposto pela vereadora Cida Oliveira (PT)
 

 

A crise enfrentada pelos Correios foi discutida em Audiência Pública na tarde de segunda-feira, 2, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O encontro foi proposto pela vereadora Cida Oliveira (PT) com o objetivo de trazer o debate para a cidade, onde vivem e trabalham centenas de empregados públicos vinculados à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). 


“Defender os Correios como empresa estatal é defender a soberania nacional, integração do território e acesso igualitário a serviços essenciais”, defendeu a vereadora Cida. Ela destacou também que para que a empresa se recupere da crise é preciso que o Governo Federal apresente um plano real de recuperação da empresa, com aporte financeiro, recuperação de créditos, investimentos em infraestrutura, tecnologia e pessoal.


“Não aceitamos que a solução seja demissão, fechamento de agências ou precarização do trabalho. Quem mantém os correios funcionando, mesmo em meio a crise, são seus trabalhadores e trabalhadoras, que não podem pagar por erros e projetos políticos que não foram deles”.


A presidente do SINTECT-JFA, Conceição Alves da Silva, frisou que a empresa pública tem uma função social a ser cumprida. “Os correios estão presentes nos 5570 municípios e apenas 500 dão lucro, ou seja, 8%, os outros 92% não dão lucro e por que durante esses 362 anos os Correios existiram e tem que continuar existindo? Porque a gente não foi criado para dar lucro, a gente tem o dever de prestar um serviço à população”. 


O vereador Maurício Delgado (REDE) contou que esteve com o presidente da empresa, Emmanoel Schmidt Rondon, no mês de novembro. Na ocasião, havia a expectativa de liberação de um empréstimo para sanar dívidas dos Correios. “E ele me falou que uma empresa bem gerida, conforme um dia o Correios foi, com pessoas técnicas e de responsabilidade, pode sim dar lucro”. 


Também participando da Audiência, o vereador Sargento Mello Casal (PL) destacou que a crise atinge os trabalhadores da empresa, os brasileiros que usam o serviço e os aposentados dos Correios. “São 83 mil funcionários, com esse plano de demissão voluntária querem diminuir mais 10 mil funcionários e quem vai sofrer com isso é o trabalhador dos Correios”, alertou Mello. Estiveram presentes na Audiência também os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS) e Letícia Delgado (PT). 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade