Publicada em: 21/03/2007 - 239 visualizações

Câmara homenageia Laticinista

Câmara homenageia Laticinista (21/03/2007 00:00:00)
 

Câmara homenageia Laticinista

       Por iniciativa do vereador Bruno Siqueira (PMDB), será realizada solenidade de entrega do título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora a laticinista, Pautilha Guimarães. A cerimónia acontece amanhã (22/03), às 19h30, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. Pautilha foi a primeira mulher do Brasil a se tomar laticinista e a lecionar a matéria no Instituto Cândido Tostes, nos anos 40.
       Nascida em Bocaina de Minas, foi cursar química no Rio de Janeiro, pagando os estudos com suas aulas de matemática e vendendo queijos do pequeno laticínio de seu pai. Uma vez formada, Pautilha veio para Juiz de Fora estudar no Instituto Cândido Tostes, onde se formou em 1950, tornando- se a primeira técnica mulher em laticínios do país.
       Uma das primeiras missões que se impôs nessa época foi modernizar a empresa da família, fazendo com que a marca Estrela Norte, criada pelo seu pai, conquistasse uma clientela cada vez maior. Nessa época, ela conseguiu realizar outro grande sonho: construir uma escola para as crianças da região.
       Pautilha foi indicada em 1956 pelo amigo e diretor do Instituto Cândido Tostes, Sebastião Ferreira de Andrade, para uma bolsa de estudos de dois anos nos Estados Unidos. Na volta, trabalhando no Escritório Técnico de Agricultura Brasil - Estados Unidos, passou a percorrer o país, avaliando as condições para instalação de novos laticínios e treinando extensionistas para assessorar pequenos produtores de queijo na zona rural. Ela também fez um curso de especialização na Dinamarca, incorporando tecnologias desses dois países aos seus projetos.
       Em 1976, Pautilha montou o Centro de Organização e Assembléia Laticinista - COAL, construindo mais de cem fábricas de queijo em todo Brasil e modernizando outras tantas. Hoje, aos 80 anos, é considerada uma das maiores especialistas em sua área e percorre o país prestando assessoria na montagem de novos Laticínios.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade