|
Vereador faz palestra sobre Mulher Voluntária Mais de 70% dos voluntários brasileiros são mulheres. A informação foi fornecida pelo vereador Isauro Calais (PMN) em palestra feita para integrantes do Lions Clube de Juiz de Fora Rosas e Glórias, no salão do Círculo Militar. O levantamento, do Instituto Voluntárias em Ação, “revela o engajamento maior das mulheres pelo bem comum”, disse o vereador.
Calais fez uma retrospectiva da mobilização das mulheres por avanços na sociedade, principalmente no trabalho, a começar pela greve de operárias americanas de uma fábrica de tecidos, em 1857. O episódio ficou marcado na história pelo fato das trabalhadores terem sido trancadas dentro da empresa, que foi incendiada.
Datas históricas foram lembradas por Calais. Em 24 de fevereiro de 1932, foi instituído o voto feminino. Em 1919 a Conferência do Conselho Feminino da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou o salário igual para trabalho igual. Em 1966 o Congresso Nacional incluiu o sistema de cotas na legislação eleitoral: os partidos têm que reservar, pelo menos, 20% das vagas para mulheres nas chapas proporcionais.
A década de 80 foi marcada por movimentos de combate à violência contra a mulher e a de 90, por debates sobre o movimento feminista. As questões de gênero também se intensificaram e foram criadas redes temáticas, como a Rede Nacional de Direitos Reprodutivos.
A partir do momento em que as mulheres passaram a reivindicar seus direitos não só para si mas para a sociedade como um todo, as Organizações Não Governamentais (ONGs) – o chamado terceiro setor - foram impulsionadas.
|