|
Começa hoje Escola de Cidadania para a comunidade de Sarandira A Câmara Itinerante inicia hoje mais uma edição da Escola de Cidadania. Dessa vez, o evento vai atender à comunidade de Sarandira e acontece até o dia nove, das 19h às 22h, na Escola Municipal Vitor Belfort Arantes, na rua Luiza de Assis de Oliveira s/n.
Os estagiários de Ciências Sociais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) também estão percorrendo a região e entrevistando lideranças comunitárias e moradores a fim de obter um perfil dos serviços públicos prestados à população local. As atividades servem de preparação para a 77ª edição da Câmara Itinerante que acontece no próximo dia 15 a partir das 18h no Salão Comunitário de Sarandira, na rua Santana nº 82.
A Escola de Cidadania oferece palestras ministradas pelos profissionais de Direito, Sociologia e Assistência Social do CAC. Durante o curso, os alunos ainda participam de discussões sobre cidadania, democracia e política no Brasil. Os poderes municipais e as competências de cada um, as políticas públicas desenvolvidas na cidade, seus conceitos e aplicação e os instrumentos de participação popular, além da atuação dos conselhos municipais, também estão na pauta das reuniões.
Já a pesquisa consta de um levantamento sobre a prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte, saneamento básico, segurança pública, esporte, cultura e lazer. O objetivo é, com base nos dados coletados, mapear a realidade da região, onde será realizada a Câmara Itinerante. Um relatório sobre o tema é preparado e entregue aos vereadores antes de cada reunião. |