Publicada em: 05/02/2007 - 103 visualizações

Semana de prevenção a Diabetes pode entrar no calendário oficial do município

Semana de prevenção a Diabetes pode entrar no calendário oficial do município (05/02/2007 00:00:00)
 

Semana de prevenção a Diabetes pode entrar no calendário oficial do município

       Os alunos da Rede Pública de Ensino poderão fazer exames de sangue. O projeto é do vereador Pastor Carlos Bonifácio (PTB) que quer detectar indícios da Diabete Mellitus nos alunos da rede pública de ensino. De acordo com a matéria, a criança será encaminhada à unidade de saúde mais próxima da instituição escolar e os pais ou responsáveis receberão orientação médica específica.
       
       Os estudantes receberão tratamento específico em caráter permanente. Como essa doença requer cuidados especiais, os alunos diabéticos farão seus exames através do SUS, dando-se preferência à realização dos testes na própria escola, por meio de unidades móveis de atendimento que disponham deste serviço de saúde.
       A Diabetes pode ser classificada como tipo I, insulino-dependente, e II. É uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). A doença é provocada pela deficiência de produção da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil. “O meu projeto visa a prevenção e o tratamento adequado para os alunos que manifestarem essa doença, que vai prejudicando o organismo de forma silenciosa e, muitas vezes, podendo ser fatal”, disse o vereador
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade