Secretário confirma construção de nova UBS de Progresso / Santa Paula “Tão logo seja regularizado o processo de desapropriação do terreno para a construção da nova UBS dos Bairros Progresso / Santa Paula, será aberta licitação e iniciada a obra. Trata-se de uma determinação do prefeito”. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde, Agenor Lawall, durante audiência pública realizada hoje (04/01) na Câmara Municipal, por solicitação de Isauro Calais (PMN). Para a desapropriação de 2.200 m2 no loteamento Granja Santa Clara, área central dos bairros, o vereador disse ser necessário apenas o repasse do valor (R$ 54 mil) para o proprietário. “O decreto já está pronto”, disse.
Há quase duas décadas, a UBS funciona na Rua Jorge Knopp, um local íngreme, isolado, de difícil acesso, principalmente para idosos e grávidas. A necessidade de mudança do local é urgente, afirma Isauro Calais, informando que a unidade cobre uma população de aproximadamente 20 mil pessoas.
“Há todas as condições para que os anseios da comunidade sejam atendidos,” afirma o vereador José Sóter de Figueirôa, referindo-se à inclusão da obra no Orçamento 2006 e na conta do Plano Municipal de Saúde.
Paulo Rogério (PMDB) citou a contribuição do Legislativo através da aprovação de requerimento, de sua autoria, solicitando a devolução da peça orçamentária ao Executivo assim que chegou à Casa. Isso em função de não ter sido apreciada antes pelo Conselho Municipal de Saúde. A providência foi tomada pelo presidente vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), o que possibilitou a devolução do projeto com a inclusão de propostas, como a construção da UBS de Progresso / Santa Paula, entre outras obras da saúde.
A vereadora Rose França (PTB) e os vereadores Eduardo Novy, Dr. Waldir e João do Joaninho, também do PTB, parabenizaram Isauro pela realização da audiência pública e a comunidade pelo movimento, apoiando a reivindicação.
Além de confirmar a obra, Agenor Lawall adiantou que a comunidade será contemplada com três equipes do Programa Saúde da Família, a construção vai obedecer aos parâmetros da Anvisa e terá como fonte de recursos o município.
|