|
Vereador quer economia no consumo de água O vereador Rodrigo Mattos (PSDB) está defendendo a cobrança individual pelo uso da água consumida em prédios residenciais e comerciais, proposta em projeto de lei, está em tramitação na Câmara.
A medida, “vai resultar na redução do consumo e no melhor aproveitamento da água”, disse o legislador. Rodrigo informou que, em experiências internacionais como a francesa, a cobrança individual proporcionou uma economia de água de até 40%. Nas grandes cidades, essa economia é positiva também por reduzir a pressão pela busca de água em fontes cada vez mais distantes, explicou.
De acordo com a matéria, a aprovação e a concessão de licenças para projetos de edificações de uso residencial, comercial ou misto ficam condicionadas à instalação de um hidrômetro por unidade a ser construída. Os procedimentos administrativos necessários serão definidos pela Secretaria de Política Urbana de Juiz de Fora - DPU/JF - em conjunto com a Companhia de Saneamento Municipal - CESAMA.
O tucano afirma que a tecnologia para instalar hidrômetros individuais é simples e a medição pode ser feita até por radiofreqüência. Ele lembrou que tem recebido reclamações de consumidores indignadas em pagar o mesmo valor quando consomem bem menos que o vizinho.
|