Publicada em: 28/02/2007 - 327 visualizações

Vereador quer mais telefones públicos para surdos

Vereador quer mais telefones públicos para surdos (28/02/2007 00:00:00)
 

Vereador quer mais telefones públicos para surdos

       O vereador Oliveira Tresse (PMN) ainda não obteve resposta da Telemar a respeito da representação de sua autoria solicitando a colocação de mais telefones públicos adaptados para surdos em locais públicos e de grande movimento na cidade. “Enviamos o documento em abril do ano passado, depois dele ter sido aprovado por unanimidade no plenário da Câmara. Gostaríamos que a empresa, pelo menos, respondesse a nossa solicitação. Sabemos que em Juiz de Fora existem dois aparelhos desse tipo, mas eles não suprem as necessidades dos interessados e acabam ficando inativos, pois são necessários dois dispositivos iguais para possibilitar a comunicação”, justifica.
       Conforme o Decreto Nacional nº 2592/98, a partir de 31 de dezembro de 1999, nas localidades com serviço de telefonia fixa, as concessionárias devem assegurar que, pelo menos 2% dos aparelhos de uso público sejam adaptados para deficientes auditivos e da fala. A instalação é feita mediante solicitação dos interessados e indicação dos locais para a colocação dos telefones. O decreto também determina a criação de Centros de Atendimento para Intermediação da Comunicação, a fim de atender a esta parcela da população.
       Oliveira lembra ainda que o aparelho é facilmente encontrado no mercado e sua instalação é fácil e de baixo custo. “A colocação dos terminais não implica em nenhuma reforma ou modificação na estrutura dos prédios onde vão ficar, a única necessidade é a instalação de uma tomada elétrica ao lado do orelhão.”
       O vereador esclarece que no Rio de Janeiro existe uma Central de Atendimento ao Surdo – CAS – que faz a ligação entre um telefone convencional e outro para surdos. Em Brasília já são 50 telefones para surdos em locais públicos e, em São Paulo, 20.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade