Publicada em: 23/08/2006 - 297 visualizações

Câmara aprova projeto que incentiva a capacitação de cuidadores de idosos

Câmara aprova projeto que incentiva a capacitação de cuidadores de idosos (23/08/2006 00:00:00)
 

Câmara aprova projeto que incentiva a capacitação de cuidadores de idosos

       O aumento da população idosa em Juiz de Fora e no Brasil e a necessidade de chamar a atenção da comunidade e autoridades para esse fato levaram o vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB) a apresentar projeto de lei, aprovado na Câmara Municipal, em segunda discussão, instituindo 21 de setembro como Dia Municipal do Cuidador de Idosos. Com a iniciativa, Figueirôa espera contribuir para alertar a sociedade sobre a importância de se preparar para receber cada vez mais pessoas da terceira idade. Pelo último levantamento do IBGE, a cidade conta com uma população de mais de 50 mil pessoas com mais de 60 anos.
        Ações educativas em instituições públicas e privadas de valorização da profissão do cuidador estão previstas. À Prefeitura está sendo aberta possibilidade de desenvolver concursos de redação, cartazes, campanhas de ação simbólica de um idoso asilado através dos setores de políticas sociais, de educação e cultura.
        Figueirôa alerta para a vulnerabilidade dos idosos nas relações sociais. Muitas vezes, pessoas da família não podem se responsabilizar por eles por falta de habilidade ou por questões profissionais.
        Para contornar essas dificuldades, surgiu a política de capacitação de pessoas para desempenhar a função de cuidador de idosos. A este profissional cabe acompanhar pessoas com dependência associada a incapacidades funcionais e/ou doenças, e/ou pobreza. “O cuidador responde pelo idoso em seus impedimentos emocionais e cognitivos bem como pela sua proteção e manutenção,” esclarece Figueirôa.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade