Vereadores cobram esclarecimentos ao comando da PM A prisão de um ambulante, de 77 anos, portador de deficiência visual, no Centro, sob a acusação de ter acariciado uma policial militar provocou a manifestação de diversos vereadores na sessão plenária de hoje (23/03). Alguns dos legisladores pediram esclarecimentos públicos urgentes ao comando da PM. A cobrança será feita através de representação.
José Emanuel (PMN), o primeiro a falar, afirmou que o deficiente é uma pessoa idônea, que trabalha há 35 anos comercializando suas mercadorias, e criticou a abordagem feita pela Polícia.
José Sóter de Figueirôa fez um protesto em nome do PMDB e enfatizou a importância de os policiais estarem preparados para abordar não só os portadores de deficiência como também os idosos. O peemedebista disse que o trabalhador passou por uma cena de constrangimento. Francisco Canalli, por sua vez, afirma que foram feridos os princípios fundamentais da pessoa humana e sugeriu que “este senhor seja homenageado pela Casa”.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Flávio Cheker (PT) destacou a necessidade de se tirar algumas lições do episódio. Ele sente que a cidade está cada vez mais violenta, reconhece que os policiais trabalham com altíssimo grau de pressão, entretanto, diante da gravidade do fato, cobra do comando da PM uma retratação pública e o reconhecimento de que houve um episódio infeliz.
Isauro Calais (PMN) também cobra do comando da PM “um pedido de desculpas a esse cidadão e à população de Juiz de Fora . Não é essa a PM que a gente elogia. Queremos uma PM que dê segurança à cidade,”disse. Enquanto isso, Bruno Siqueira (PMDB) enfatizou que a Câmara está atenta aos acontecimentos.
|