Publicada em: 21/12/2005 - 456 visualizações

Ingressar em cursos superiores poderá ser mais fácil para alunos carentes

Ingressar em cursos superiores poderá ser mais fácil para alunos carentes (21/12/2005 00:00:00)
 

Ingressar em cursos superiores poderá ser mais fácil para alunos carentes

       “A minha proposta é promover a cidadania, estendendo o direito a uma educação de qualidade a todos”. A proposta é da vereadora Rose França (PTB) que apresentou projeto de lei que democratiza o acesso da população de baixa renda ao ensino superior. A idéia é criar o “Programa Juiz de Fora para Todos” – PROJUF – destinado à concessão de bolsas de estudos integral para cursos de graduação, em universidades e faculdades de Juiz de Fora.
       
       De acordo com a proposta, a Gerência de Educação Básica ficará responsável pela gestão do programa, que beneficiará estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino. Para ingressar no curso, o aluno passará por um processo seletivo, que inclui a sua classificação no exame seletivo da universidade ou faculdade, até o 5º lugar.
       
       A mensalidade do beneficiado será repassada à instituição particular de ensino superior através da Prefeitura, que será responsável pela fiscalização e aplicação de multas, caso as universidades ou faculdades descumpram o previsto no projeto. Só poderão participar do programa instituições que tiverem avaliação positiva de desempenho do sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – e reconhecidas pelo MEC. “É um projeto inédito e ousado na história de Juiz de Fora, que visa a melhoria da qualidade de vida de uma parcela da população que não tem oportunidades no mercado de trabalho e deseja ter uma profissão”, concluiu Rose.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade