Publicada em: 20/06/2006 - 512 visualizações

Cidade alta reivindica melhorias em audiência pública

Cidade alta reivindica melhorias em audiência pública (20/06/2006 00:00:00)
 

Cidade alta reivindica melhorias em audiência pública

       Por iniciativa do vereador João do Joaninho (PTB) a Câmara Municipal se reuniu em audiência pública para discutir com a comunidade os problemas enfrentados pela população da cidade alta, formada pelos bairros Jardim Casablanca, Adolfo Vireque, Morada do Serro, Aeroporto, Caiçaras, Parque São Pedro e Santos Dumont.
       O vereador apresentou em data show, fotos mostrando a falta de infra-estrutura dos bairros. “As comunidades carentes pedem mais atenção do poder público e ajuda para melhorar sua qualidade de vida. Quando solicitei esta reunião, há mais de um ano, a situação era outra, muitos problemas já foram sanados, o que prova a iniciativa e o trabalho sério do Executivo, afirmou João do Joaninho, que lamentou o aparecimento de novas necessidades para a população.
        Os moradores do Jardim Casablanca, uma área de invasão, Maria das Graças Honório Alvim e Benedito Teófilo dos Santos, afirmaram que a comunidade espera por soluções há mais de dez anos. Além da legalização do loteamento, eles pedem a instalação de postes de iluminação pública, coleta regular de lixo, mais ônibus, construção de rede de captação águas pluviais a canalização do esgoto, que corre a céu aberto, além do asfaltamento das ruas.
       Um dos problemas mais sérios do Adolfo Vireque está na principal via de acesso ao bairro. Dificuldades de trânsito, por causa das ruas estreitas, causam transtornos aos motoristas e pedestres. Os ônibus mal conseguem transitar, deixando condutores e passageiros em risco. A informação chegou pelo presidente da SPM do bairro, José Carlos Borges.
       No bairro Morada do Serro o asfaltamento das ruas é o pedido mais comum dos moradores. Faltam bocas-de-lobo, rede de captação de águas pluviais e reconstrução das calçadas. Outro problema é a falta de fiscalização de obras irregulares.
        O presidente da Associação de Moradores do Aeroporto, Manoel Brandão do Nascimento, afirmou que os moradores do bairro, em sua maioria, são pessoas de baixa renda e também solicitou o asfaltamento para diversas ruas do bairro. Na época das chuvas a situação se agrava por causa do barro e das vias irregulares. A Prefeitura tem realizado manutenção em alguns trechos, mas a comunidade quer calçamento em frente às suas casas, disse.
       No Caiçaras, asfaltamento, limpeza e capina das ruas, construção de rede de captação de águas pluviais e bocas-de-lobo, fazem parte da lista de reivindicações. Um dos pedidos da comunidade é a instalação de caixas coletoras de lixo nas ruas.
       No Parque São Pedro a falta de asfalto e calçamento aparece na maioria das ruas e os moradores ainda convivem com o lixo espalhado, barro e buracos. Já no bairro Santos Dumond, uma obra de alargamento do viradouro do ônibus foi a solicitação mais urgente para os moradores. A solicitação para obras nesses bairros foi do professor Nilo Felipe Berberick, presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro São Pedro e pelo padre da paróquia que atende a região, Luiz Eduardo. Uma das principais reivindicações também foi a construção de uma escola para atender aos alunos que precisam se deslocar para locais distantes se quiserem cursar o ensino médio.
       A secretária de Educação, Regina Célia Mancini, afirmou que na região existem mais de dez escolas e que a PJF já está providenciando o aluguel de salas para aulas do ensino médio na cidade alta. O diretor do Demlurb, Osman Magno Lima, prometeu a limpeza das ruas e pediu que a população evite jogar lixo nas ruas, aguardando o dia da coleta que, segundo ele, é realizada regularmente.
       Ainda estiveram presentes à reunião o secretário de Segurança Pública, Ciro Rodrigues; o diretor da Cesama, Marcos Avelar; o secretário de Política Urbana, Artur Custódio Rodrigues; e os subsecretários de Estruturação e Regulação Urbana, Marco Antônio da Silva e de Atenção Básica e Secundária à Saúde, José Geraldo de Oliveira.
        “Acredito que essa audiência tenha sensibilizado os Secretários Municipais, aos quais agradeço a presença e tenho certeza de que voltarão seus olhares e ações para as comunidades mais carentes da cidade alta, encerrou o vereador.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade