Publicada em: 19/10/2006 - 177 visualizações

Vereadora quer melhoria no sistema de segurança em caixas eletrônicos

Vereadora quer melhoria no sistema de segurança em caixas eletrônicos (19/10/2006 00:00:00)
 

Vereadora quer melhoria no sistema de segurança em caixas eletrônicos

       A imprensa vem noticiando, quase diariamente, a ocorrência de delitos onde pessoas são lesadas ao utilizarem caixas de auto-atendimento. Há quadrilhas especializadas em furtar cartões eletrônicos, após descobrir as senhas dos usuários para conseguir dinheiro. Isso acontece porque os equipamentos permitem a visualização da tela e do teclado por outras pessoas que não os usuários. Assim, a vereadora 2ª vice-presidenta da Câmara, Rose França (PTB), defende o projeto de lei de sua autoria, já aprovado em primeira discussão, obrigando a colocação de abas protetoras nas laterais de caixas de auto-atendimento.
       De acordo com o texto, os bancos estabelecidos em Juiz de Fora, que operarem com caixas eletrônicos para auto-atendimento devem providenciar abas laterais para os equipamentos. A medida vai garantir a privacidade dos usuários, impedindo a visão da tela e do teclado por pessoas que estejam aguardando para utilizá-los, ou que pretendam agir de má fé, afirma a vereadora.
       As abas referidas na lei devem ter, no mínimo um metro de profundidade e 50 centímetros de altura. As placas podem ser confeccionadas com o material que o banco achar mais conveniente.
       Após a sanção da lei os estabelecimentos bancários terão prazo de 180 dias para adaptarem seus equipamentos. Os infratores estão sujeitos às seguintes penalidades: multa de R$1mil por cada terminal, a mesma cobrança em dobro, no caso de reincidência e a interdição dos terminais não regularizados, após 30 dias do auto de infração.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade