Publicada em: 16/01/2008 - 170 visualizações

Caeté comemora chegada da Cesama e reivindica manutenção da água de açude

Caeté comemora chegada da Cesama e reivindica manutenção da água de açude (16/01/2008 00:00:00)
 

Caeté comemora chegada da Cesama e reivindica manutenção da água de açude

       Os moradores de Caeté, que se preparam para receber água tratada da Cesama, comemoram a notícia, porém reivindicam a manutenção do fornecimento feito há 26 anos por um açude. A solicitação foi feita ao presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), ao vereador Eduardo Novy (PSC) e a técnicos da Prefeitura em reunião, terça-feira (15/01), na Escola Municipal Pedro Marques. O pedido de manutenção das duas fontes foi oficializado em documento enviado por Vicentão ao prefeito em 11 de dezembro de 2007. O presidente adianta que ratificará a solicitação.
       
        Diversos moradores usaram da palavra para manifestar o desejo de Caeté. Carlos Alberto Reis, na localidade há 53 anos, foi um deles. “Já carregamos muita água na lata. Comemoramos o encanamento e, agora, está para chegar uma água de melhor qualidade. Seria bom se as duas pudessem vir pela mesma rede.”
       
        A secretária de Governo e Articulação Institucional, Maria Luiza de Oliveira Moraes, entretanto, se encarregou de esclarecer a impossibilidade de mistura dos dois produtos, uma vez que apenas a água da Cesama é tratada.
       
        A água clorada também será proveniente da região. Contatos foram feitos com um fazendeiro, onde se encontra a nascente, para que a Prefeitura tivesse direito de uso da área. Um local para a caixa d’água também já foi encontrado. Intervenções foram feitas para que o proprietário do terreno autorizasse a instalação do reservatório.
       
        Até agora a Cesama investiu R$ 180 mil na obra e vai necessitar de aproximadamente R$ 200 mil para levar a água, em rede própria, até as casas. Trata-se do atendimento de um pedido dos moradores que já observaram a redução do fornecimento do açude, devido ao crescimento de habitantes.
       
        Uma das dúvidas levantadas durante a reunião foi sobre a cobrança do esgoto. O diretor-presidente da Cesama, Marco Antônio Avelar, informou que as famílias que utilizam fossa serão isentas da tarifa.
       
        A reunião contou ainda com as presenças do diretor técnico de operações de Cesama, Joaquim Tarcísio; do assessor do gabinete do prefeito, Ronaldo Coelho; e do assessor da secretária de Governo, Domingos Frias. Entre as lideranças comunitárias presentes estavam o presidente da SPM, Dirceu de Oliveira e Carlos Alberto Pires.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade