Publicada em: 14/05/2008 - 160 visualizações

Canalli quer direito de ir e vir para deficientes

Canalli quer direito de ir e vir para deficientes (14/05/2008 00:00:00)
 

Canalli quer direito de ir e vir para deficientes

       Está aguardando votação em plenário, o projeto de lei do vereador vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PMDB) que sugere a gratuidade no uso dos sanitários para as pessoas portadoras de deficiências, em todos os terminais urbanos de passageiros e sanitários públicos.
       
       A proposta, segundo o legislador, atende às reivindicações de associações e profissionais ligados ao setor de educação especial. “O benefício está em sintonia com a nossa Constituição, que garante o direito de ir e vir, com segurança e autonomia, a todo cidadão”, disse.
       
       Canalli sugere ainda que os banheiros que não estiverem adaptados para os deficientes, sejam reformados. “Ficará o Executivo, através de seu órgão competente, encarregado de realizar os estudos e as adaptações necessárias ao bom cumprimento do objetivo desta lei e ao atendimento aos deficientes”.
       
       O peemedebista explica, também, que a reforma e a adaptação de um banheiro, destinado a um deficiente físico ou a um idoso, deve levar em consideração o espaço do ambiente, as necessidades de apoio, a altura dos móveis e as prevenções contra quedas. “As barras de apoio devem estar presas na parede a uma altura que possibilite maior segurança. Além disso, as que estiverem próximas aos vasos sanitários devem possuir um comprimento mínimo, dando mais mobilidade aos deficientes”, esclareceu Canalli.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade