|
Vereador vai à Cemig, em BH, pedir tratamento social mais justo para consumidores de JF O vereador José Emanuel (PMN) estará amanhã (02/09) em Belo Horizonte para um contato pessoal com dirigentes da Cemig. Ele vai reivindicar um tratamento social para consumidores de Juiz de Fora que estão tendo o fornecimento de energia cortado por falta de condições financeiras para arcar com o refinanciamento de seus débitos.
Há aproximadamente três anos, uma pessoa conseguiu liminar, na Justiça, extensiva aos demais consumidores, proibindo o corte de energia. Famílias carentes transferiram os recursos para outros compromissos ainda mais urgentes, como alimentação, acumulando débitos com a Companhia de Energia de Minas Gerais
A cassação da liminar surpreendeu essas famílias, quando já acumulavam grande soma em débitos. Grandes filas se formaram nos escritórios da empresa por pessoas interessadas em negociar parcelamento.
Como os prazos oferecidos eram exíguos, José Emanuel interveio na situação com uma representação, aprovada pela Câmara em plenário, pedindo a extensão do prazo para 48 meses. A expectativa era de amenizar a situação, o que, na prática, não ocorreu, já que muitos não conseguiram arcar com o parcelamento e a conta mensal juntas.
Os resultados foram cortes de energia e os denominados “gatos”, ligações clandestinas, o que leva José Emanuel a sugerir uma campanha de esclarecimento dos riscos, além de intervenção social nos bairros mais atingidos. “Defendo a criação de uma comissão capaz de apresentar alternativas para a efetuação dos pagamentos, além de uma campanha junto aos veículos de comunicação esclarecendo à comunidade que a restauração da energia só pode ser feita pelos empregados da Cemig ou seus representantes”, disse.
|