Publicada em: 24/06/2026 - 28 visualizações
Para incentivar a destinação correta do lixo, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou projeto que visa autorizar a criação do Programa Descarte Regular. A ideia é combater o lixo em espaços públicos, promover a educação ambiental e incentivar a reciclagem e a economia circular. A proposta é do vereador Fiote (PDT) e prevê incentivo financeiro e geração de renda aos participantes, inclusive por meio de Pix. O texto da norma aprovada esclarece que os critérios devem ser definidos em regulamento.
Se virar lei, ficará autorizada a operacionalização do programa por meio da criação de pontos de recebimento de papel e papelão; plásticos em geral; metais; vidro e outros resíduos recicláveis definidos em regulamento. Fiote defende a criação da lei e afirma que “a iniciativa quer reduzir o descarte irregular de lixo, problema recorrente que impacta diretamente a limpeza urbana, a saúde pública e o meio ambiente, especialmente em períodos de chuva, quando há aumento de alagamentos causados pelo entupimento de bueiros”. Leia a íntegra do Projeto de Lei nº 27/2026. Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Horário de funcionamento : de segunda a sexta, das 7h às 19h
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade