Publicada em: 04/12/2025 - 51 visualizações

Inclusão - Câmara aprova cão de apoio emocional em ambientes públicos e privados

Inclusão - Câmara aprova cão de apoio emocional em ambientes públicos e privados (04/12/2025 00:00:00)
  • O projeto de lei é do vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO)
 

 

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que busca garantir às pessoas com deficiência ou com transtornos mentais o direito de ingressar e permanecer com cães de apoio emocional. A medida vale para a entrada em meios de transporte e em estabelecimentos públicos e privados. A proposta é  do vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO).


A iniciativa prevê que para usufruir desse direito a pessoa deverá portar laudo emitido por médico psiquiatra indicando necessidade e benefício do animal de apoio emocional. Há necessidade também de laudo veterinário. “A presença de animais de apoio emocional é fundamental para a inclusão social. Eles proporcionam conforto e segurança. Garantindo uma melhor qualidade de vida e bem-estar de seus tutores”, afirmou Dr. Antônio. 


Caso vire lei, fica vedada qualquer tentativa de impedir ou dificultar o acesso aos meios de transporte e os estabelecimentos abertos ao público, além de ser proibida a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados ao ingresso ou à presença de cão de suporte emocional nesses locais.


Leia a íntegra do Projeto de Lei nº 152/2025.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade