Publicada em: 22/11/2023 - 329 visualizações

Ao Vivo - Cida defende PL que cria feriado no Dia da Consciência Negra

Ao Vivo - Cida defende PL que cria feriado no Dia da Consciência Negra (22/11/2023 00:00:00)
  • Em entrevista ao vivo para a JFTV, a vereadora esclareceu a constitucionalidade da proposição, que já está na fase de deliberações e votações
 

 

O Dia da Consciência Negra foi marcado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) pela entrevista da vereadora Cida Oliveira (PT) durante a abertura da 3ª Reunião Ordinária de novembro. A parlamentar explicou o Projeto de Lei (PL) 207/22, que propõe a criação do feriado municipal em comemoração à data. De acordo com Cida, em 2015 esse feriado foi aprovado no Plenário da Casa, mas na ocasião ainda não havia sido julgada sua constitucionalidade e ele foi revogado. 


A vereadora relatou ainda os trabalhos de divulgação e de construção do PL por meio de atividades com discussão em bairros e elaboração de um abaixo-assinado e diálogos com a população sobre a importância do feriado. “Juiz de Fora está atrasada. Há 8 anos os movimentos se organizaram e aprovaram. Precisamos agora dar um passo muito importante para aprovar o feriado neste dia. Queremos nesse dia fazer a luta das pautas dos trabalhadores e trabalhadoras negras do país nesta cidade. É necessário fazer essa discussão e combater o racismo”.  


Cida ainda argumenta que o feriado seria uma forma de reparação histórica. “A nossa cidade foi construída pelas mãos de negros e negras que hoje são em torno de 62% da cidade. É importante conseguirmos aprovar. Em mais de 1.200 municípios do Brasil hoje é feriado. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é feriado. Aqui pertinho, como Leopoldina e Guarani também é feriado”, exemplifica. 


A vereadora frisou ainda que a data relembra a luta e organização dos quilombos na época por Zumbi dos Palmares, que faleceu em 20 de novembro de 1695. 


Acesse a íntegra do PL 202/22. 


Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa.


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade