Publicada em: 31/08/2023 - 922 visualizações
A preocupação com a violência contra lésbicas motivou a vereadora Tallia Sobral (PSOL) a apresentar o Projeto de Lei 173/2023 na última terça-feira, 29, que visa instituir, no Calendário Oficial de Juiz de Fora, o Dia Municipal de Enfrentamento ao Lesbocídio, anualmente, no dia 29 de agosto. Durante a celebração, deverão ser encorajadas iniciativas visando ao enfrentamento à violência contra mulheres lésbicas com promoção de campanhas, atividades e ações públicas de enfrentamento e erradicação do lesbocidio; além de contribuir na construção de cultura de não violência contra as mulheres Iésbicas
De acordo com dados expostos na justificativa do PL, o Brasil ainda é o país onde mais se comete crimes contra as minorias sexuais. Em 2021 houve, no Brasil, pelo menos 316 mortes violentas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo (LGBTI+). Esse número representa um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior, quando ocorreram 237 mortes. Os dados constam do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil. Esse número equivale a uma morte a cada 19 horas. Minas Gerais está na segunda posição nacional, com 43 dessas mortes.
A vereadora reforça que “não existem dados acerca do lesbocídio nas notificações e ocorrências na política de segurança pública, saúde ou assistência social, tanto em âmbito nacional, quanto estadual, o que reforça a urgência da instauração da data em questão, a fim de assegurar a integridade das mulheres Lésbicas”.
O PL passa agora pelas Comissões Permanentes da Casa.
Acesse a íntegra do PL 173/2023.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade