Publicada em: 26/09/2022 - 811 visualizações

Parlamento Jovem de Minas realiza encontro estadual

Parlamento Jovem de Minas realiza encontro estadual (26/09/2022 00:00:00)
  • A última etapa da edição de 2022 definiu as propostas que serão encaminhadas à ALMG, além do tema do PJ 2023

A edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2022, a primeira presencial após o início da pandemia, foi concluída com o Encontro Estadual, que reuniu alunos e coordenadores na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, entre os dias 21, 22 e 23 de setembro. O município de Juiz de Fora coordena o Polo Zona da Mata II, que também é composto pelas cidades de Guarani, São João Nepomuceno e Lima Duarte, no projeto que é desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). O grupo de municípios foi representado por uma comissão de alunos, eleita durante a Plenária Regional.

A programação da etapa estadual teve seu início na quarta-feira, 21, com a recepção dos alunos na capital mineira. Em seguida, os jovens participaram de uma atividade de entrosamento, que foi a primeira oportunidade para o encontro presencial e interação entre os estudantes, sediada no Pátio das Bandeiras. Depois desse momento, os jovens realizaram exercícios de improviso com os três temas que concorriam para guiar os debates do ano que vem: “Jovem e mercado de trabalho”; “Jovem e educação financeira”; e “Jovem e acesso à cultura”.

Na manhã da quinta-feira, 22, a primeira tarefa dos estudantes foi a escolha do tema da edição de 2023: o tema escolhido foi “Jovem e mercado de trabalho”, eleito com 190 votos de jovens de todo o estado. No período da tarde, os participantes se dividiram em equipes para os grupos de trabalho, com o intuito de analisar propostas para o debate na Plenária Final em cada um dos subtemas desta edição: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Na sexta-feira, 23, ocorreu o momento mais importante das discussões deste ano, a Plenária Final, na qual os estudantes elegeram as proposições dos três subtemas que serão submetidas à análise dos parlamentares da ALMG. Durante o encontro, que durou mais de 9 horas, foram aprovadas propostas para os três subtemas: dentre elas, estão a criação de um programa voltado para a inclusão de estudantes com deficiência de aprendizagem; a criação de feiras e atividades com a presença de psicólogos e psiquiatras voltadas para a promoção da saúde mental; e até mesmo a criação de um aplicativo digital para ajudar pessoas que estão sofrendo com distúrbios mentais.

Sérgio Dutra, servidor da CMJF que coordena o projeto no município, destacou a edição de 2022 como um recomeço, depois de dois anos de realização de forma remota. Para ele, “mais uma vez ficou evidente o quanto os jovens são capazes de promover um protagonismo político e discutir questões importantes e que lhes afetam diretamente”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa