Publicada em: 12/08/2022 - 988 visualizações

Parlamento Jovem realiza Plenária Regional

Parlamento Jovem realiza Plenária Regional (12/08/2022 00:00:00)
  • O encontro teve a finalidade de discutir e aprovar as propostas do Polo Zona da Mata II para a Plenária Estadual

Estudantes de todo o Polo Zona da Mata II, composto pelas cidades de Juiz de Fora, Guarani, São João Nepomuceno e Lima Duarte, se reuniram, na última quinta-feira, 11, para a realização da Plenária Regional do Parlamento Jovem (PJ). O encontro, sediado no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), teve o intuito de aprovar as propostas dos alunos que a região enviará para a discussão estadual, que será realizada em setembro, além da definição do tema que o polo vai sugerir para a edição de 2023.

Neste ano, o tema das discussões do PJ é “Saúde mental dos jovens”, contando também com três subtemas. Durante o evento, o sociólogo Sérgio Dutra, que coordena a iniciativa em Juiz de Fora, classificou a retomada das atividades presenciais do PJ, após dois anos de realização à distância por conta da pandemia, como um desafio. “É como se estivéssemos fazendo pela primeira vez, precisamos adequar nossas atividades para esse momento. Houve um crescimento dos alunos, se compararmos a forma como eles entraram na discussão”.

Os alunos aprovaram três proposições, uma para cada subtema, para serem enviadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e debatidas na etapa estadual do Parlamento Jovem. A primeira delas, ligada ao subtema Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental, versa sobre a destinação de profissionais para o atendimento psicossocial das instituições de ensino, cujo suporte deverá incluir a formação de prontuários sigilosos que serão posteriormente analisados clinicamente e encaminhados para as instâncias competentes. A segunda proposta escolhida pelos alunos, relacionada ao subtema Estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental, busca realizar feiras, com a participação de escolas e da comunidade, que abordem a saúde mental; além disso, está prevista, nesses eventos, a realização de apresentações musicais e artísticas, além de um local de acolhimento para jovens, por exemplo. A última proposta que o Polo Zona da Mata II levará para a discussão estadual integra o subtema Uso saudável das novas tecnologias: o texto prevê a criação de uma plataforma digital, que inclua site e aplicativo, buscando reconhecer possíveis transtornos mentais e, a partir disso, encaminhar o usuário para o tratamento adequado.

Além das propostas de lei, a equipe do projeto também elegeu uma comissão de alunos para representar o Polo Zona da Mata II na etapa estadual, e aprovou a sugestão do grupo de municípios para a edição de 2023. Após a votação dos estudantes, o tema “Sexualidade na juventude”, apresentado pela cidade de Lima Duarte, superou as demais proposições de tópicos. A sugestão vai integrar aquelas apresentadas pelas outras equipes regionais de todo o estado, para nova votação na Plenária Estadual que definirá o tema das discussões no próximo ano.

O vereador e presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), também participou da discussão regional, destacando um dos objetivos do PJ: "aproximar a vida política da vida da população por meio do debate político realizado pelos jovens". A próxima etapa da iniciativa ocorre no mês de setembro, reunindo diversas cidades do estado de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, para os grupos de trabalho, e a Plenária Estadual, que irá discutir e aprovar as propostas que os estudantes levarão para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa