Publicada em: 30/06/2022 - 71 visualizações

Comissão de Educação discute transporte escolar

Comissão de Educação discute transporte escolar (30/06/2022 00:00:00)
  • Reunião abordou problemas recorrentes com atrasos de linhas de ônibus urbanos e adequações no transporte escolar

O prejuízo causado pelos atrasos dos ônibus urbanos aos alunos que vivem em áreas urbanas que têm características de rurais foi pauta de reunião entre a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), o secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, e representantes da Secretaria de Educação (SE). O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira, 30, e nele foram debatidas, também, possíveis adequações no transporte escolar para essa população.

Durante a reunião - realizada na sede da SE -, o presidente da comissão, vereador Sargento Mello Casal (PTB), pontuou que o grupo observou uma série de dificuldades do transporte público em levar os alunos até as escolas, principalmente nos Bairros Náutico (região Norte), Vale dos Lírios e Vale dos Peões (região Leste). “As crianças da zona urbana com característica de rural estão com dificuldades devido à grande quebra de veículos, devido às estradas estarem em má condições. Isso tem trazido prejuízos, têm crianças que ficam três, quatro dias sem serem transportadas de casa para o colégio”, afirmou. O parlamentar destacou, ainda, que o encontro foi realizado com o objetivo de “em conjunto encontrar uma solução para a situação e garantir que as crianças não percam o seu direito à educação, um direito constitucional”.

A condição de deslocamento também foi citada pela vereadora Cida Oliveira (PT), membro da comissão. “Nós tivemos o depoimento de uma mãe - moradora do Náutico - que contou que a filha dela, na hora que entrou no ônibus a mochila foi prensada pelo ônibus, o corpinho dela entrou, mas a mochila ficou para fora. Passamos para a Secretaria de Educação, que ficou de verificar junto à escola quantos alunos estão nessa situação para criar uma condição melhor para essas crianças”, disse.

Com a exposição dos problemas, o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, se comprometeu a verificar o mapeamento dos locais e das linhas de ônibus que atendem aos bairros. “Vamos também acionar a Secretaria de Obras para verificar as condições da via e melhorar todo o quadro”, afirmou. A subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais da SE, Graciele Fernandes, enfatizou que “a secretaria se compromete, assim como toda a Prefeitura, em analisar as questões apresentadas aqui, estudar cada caso, buscar por soluções, em parceria com outros setores em prol dos nossos estudantes”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa