Publicada em: 06/09/2006 - 179 visualizações

Escolas de Juiz de Fora podem ensinar economia básica

Escolas de Juiz de Fora podem ensinar economia básica (06/09/2006 00:00:00)
 

Escolas de Juiz de Fora podem ensinar economia básica

       A rede municipal de ensino de Juiz de Fora pode ter a disciplina Economia Básica inserida no currículo de suas escolas. A iniciativa é do vereador Bruno Siqueira (PMBD) que apresentou projeto de lei tratando do assunto. A proposta está sendo analisada pelas comissões técnicas da Câmara e deve entrar em votação ainda este ano.
       De acordo com o texto, a matéria passa a constar no histórico mínimo dos colégios, de forma transversal e interdisciplinar, nos diversos níveis do ensino formal. O projeto trata de conceitos básicos de economia como: taxa de juros; uso de cartão de crédito; cheque especial; empréstimos em folha de pagamento e para aposentados, em bancos e financeiras, e todas as re1ações econômicas passíveis de gerar dívidas para a população.
       “Com este projeto espero que os conhecimentos cotidianos de economia sejam absorvidos pelos jovens de nossa cidade” avalia Bruno Siqueira. Conforme determina a legislação do Ministério da Educação - MEC, os temas transversais tratam de processos vividos intensamente no cotidiano das pessoas e de toda a sociedade. Eles buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados pelo tratamento disciplinar.
       Com base nesse conceito, o vereador defende que alguns assuntos, como economia básica, apesar de não poderem ser trabalhados como disciplinas autônomas, podem ser inseridos em matérias que permeiam todas as áreas do conhecimento. Isso pode proporcionar aos alunos uma visão mais ampla da sociedade, aumentando, assim, o sentido de cidadania e participação popular, diz Bruno Siqueira.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade