Imagem Laiz Perrut

Laiz Perrut Marendino
(Laiz Perrut) (PT)

Email: laizperrut@camarajf.mg.gov.br
Gabinete:Rua Halfeld, 955 Palácio Barbosa Lima - 2º andar - 203
Telefones: (32) 3691-4711

 Jovem, professora e feminista, Laiz Perrut ocupa pela primeira vez uma cadeira no Legislativo Municipal para defender um projeto político coletivo que envolve mulheres, jovens, trabalhadores e trabalhadoras. Eleita com 2.997 votos, o seu mandato prezará pela participação popular, cultura e educação.
Laiz nasceu no dia 28 de maio de 1991 em Além Paraíba-MG e se mudou para Juiz de Fora em 2009, quando começou a graduação em História na UFJF. Mestre na área, Laiz foi professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, em Carangola, e desde 2017 também atua como assessora política no Sindicato dos Metalúrgicos.

Vida política

Em 2011, tornou-se integrante do coletivo feminista “Maria Maria” - núcleo da Marcha Mundial das Mulheres. Na Universidade, ocupou os cargos de coordenadora geral do Centro Acadêmico de História e de coordenadora geral do DCE. Através desses movimentos sociais acabou se tornando uma liderança feminista e estudantil na cidade. Em 2016, foi candidata a vereadora pela primeira vez e obteve 1.770 votos. Em 2018, foi eleita presidenta do Conselho Municipal da Juventude de Juiz de Fora, função que exerceu até junho de 2020.

Plataforma política

Laiz defende um mandato participativo, que de fato inclua a população nas decisões tomadas na Casa Legislativa. Para isso, a vereadora incentivará a realização de conferências e fóruns, além de levar um gabinete móvel aos bairros da cidade. Laiz também lutará para que a legislação dos conselhos municipais seja atualizada e manterá diálogo constante com os movimentos sociais.

 

A parlamentar acredita na transformação através da educação e da cultura. Entre as pautas defendidas por Laiz estão a luta pela valorização dos professores e pela realização de concurso público para o magistério, a garantia da promoção do respeito às diversidades nas escolas e o incentivo à disponibilização de internet em locais públicos. Durante o mandato, pretende elaborar projetos de lei para garantir que as escolas sejam espaços inclusivos, assegurar a livre organização de Grêmios Estudantis, além de incentivar propostas que permitam o uso dos espaços físicos das escolas para atividades culturais e de lazer.

 

Na Câmara, vai propor a criação do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+, a implementação do uso do nome social em todos os serviços públicos e a modernização da Lei Municipal 9.791 (conhecida como “Lei Rosa”). Ela defenderá a aprovação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, uma agenda municipal de luta de combate à violência contra a mulher e o funcionamento 24 horas por dia da Casa da Mulher, além da inclusão de atendimento em bairros periféricos.

 

Em relação a mobilidade e acessibilidade urbana, Laiz luta pela democratização do acesso ao transporte público, defendendo o passe livre para estudantes e jovens em situação de vulnerabilidade. Outras propostas da parlamentar incluem lutar pela implementação de ciclovias e ciclofaixas e pela garantia de acessibilidade efetiva nos prédios públicos e vias da cidade. A vereadora  se compromete também a defender os direitos da classe trabalhadora e promover a geração de emprego.


Legislaturas:

41ª - 2021 - 2024

Proposições de sua autoria:


Votos:

2020 - 2.997 votos



Links úteis

©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade