Imagem Dr. Antônio Aguiar

Antônio Santos de Aguiar
(Dr. Antônio Aguiar) (UNIÃO)

Email: dr.antonioaguiar@camarajf.mg.gov.br
Gabinete:Rua Halfeld, 955 - 5º andar - 505
Telefones: (32) 3691-4730 / (32) 3691-4933

Reeleito para o terceiro mandato com 3.614 votos, Dr. Antônio Aguiar é médico dos Ambulatórios de Autismo e Síndrome de Down no SUS. Nascido em Juiz de Fora no dia 15 de abril de 1954, é pediatra formado pela UFJF e fez residência e mestrado pela Fiocruz. Cursou MBA em Gestão em Serviços de Saúde e foi diretor do Instituto da Criança e Adolescente do SUS em 1997. Atuou como professor substituto de Pediatria da UFJF, foi Subsecretário de Saúde da Prefeitura em 2001 e médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Dr. Antônio Aguiar é Líder do partido União Brasil na Casa, com anuência dos vereadores Maurício Delgado e Pardal.

Vida política

 

A militância política foi iniciada na adolescência, quando participou de reuniões sobre a redemocratização do país. Durante os seis anos em que cursou a Faculdade de Medicina participou de forma ativa dos Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes. Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, já foi filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e teve atuação junto ao Sindicato dos Médicos.

 

Criou programas de saúde pública voltados para crianças e adolescentes como serviços de cardiologia, câncer e asma infantil; atuou ainda no atendimento a pessoas com deficiências visuais e na área de problemas de aprendizado escolar e determinou gratuidade no transporte público para pessoas com transtorno do espectro autista. O vereador conseguiu ainda assegurar em lei o direito de amamentar em qualquer estabelecimento público ou privado, ainda que haja área exclusiva para a prática. Capacitou a rede de saúde local com a criação da educação continuada (Projeto Reciclar) e a elaboração do manual para profissionais de saúde do SUS do município.

 

Lutou pela manutenção dos serviços do PAM Marechal e pela permanência do professor bidocente nas escolas municipais e fez de Juiz de Fora pioneira com a criação do Programa JF IPTU Verde que estimula, por meio de abatimento fiscal, construções sustentáveis.

 

Estabeleceu a lei que impede a limitação de tempo de permanência nas vagas destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência na Área Azul. As pessoas que têm visão ou audição comprometidas ainda passaram a ter direito de ocupar as primeiras fileiras de assentos nos cinemas, teatros e shows, estabelecendo, inclusive, a isenção do pagamento da taxa de inscrição em quaisquer eventos esportivos no município para as PCD.

 

Propôs a lei que determina que empresas de transporte coletivo disponibilizem suporte para bicicletas na parte dianteira externa, sem custos adicionais na tarifa.

 

Plataforma política

 

A atuação do parlamentar se destaca pela busca por maior qualidade da Saúde Pública e na defesa das pessoas com deficiência e das crianças, o que contribui com a sociedade como um todo, buscando trabalhar em seu terceiro mandato pelas pessoas menos assistidas, pela prevenção de doenças, por maiores possibilidades no tratamento de saúde e pela dignidade de todos.


Legislaturas:

39ª - 2013-2016
40ª – 2017-2020
41ª – 2021-2024

Proposições de sua autoria:


Votos:

2012 – 3.145 votos
2016 – 3.531 votos
2020 - 3.614 votos



Links úteis

©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade