Presidente da Câmara nos biênios 2023-2024 e 2025-2026, é engenheiro civil e foi servidor público municipal por mais de 42 anos. Foi reeleito para seu quarto mandato com 5.643 votos pelo PDT. É especialista em legislação urbana e criou normas relativas às necessidades contemporâneas da cidade em várias áreas, do urbanismo ao meio ambiente, e trabalhou na revisão do Plano Diretor. Tem forte atuação comunitária na região Leste.
Vida política
É autor de leis importantes como a que vetou os trotes humilhantes e agressivos a estudantes e a que proibiu eventos com violência e maus-tratos a animais, acabando com rodeios e touradas. É autor da Lei do Sossego, que pune com redução de horário de funcionamento ou fechamento os bares infratores. Com o Programa de Recuperação e Manutenção de Matas Ciliares, deu atenção às nascentes dos mananciais de abastecimento. Como presidente da Casa, fortaleceu a comunicação, ampliando a atuação da JFTV. Implementou também o programa Câmara Sustentável e garantiu o Selo Ouro em transparência pública. Zé Márcio conseguiu a transferência da Câmara para o prédio do Fórum Benjamin Colucci. Na PJF, dirigiu departamentos e foi o primeiro diretor do Centro Regional Sul.
Plataforma política
É atuante em diversas áreas, destacando-se as de planejamento urbano, meio ambiente, cidadania, moradia, saúde, educação e defesa dos animais. Não limitando o seu trabalho a essas áreas, o vereador visa à melhor qualidade de vida e à dignidade da população.