Com o plenário cheio, a Câmara de Juiz de Fora encerra as comemorações dos seus 165 anos com a entrega da maior honraria da Casa: a outorga do Mérito Legislativo. Vinte e uma pessoas e entidades receberam a medalha na noite desta quinta-feira, 26, durante Sessão Solene que contou com a presença do prefeito Antônio Almas (PSDB), diversas autoridades e familiares dos homenageados.
A Medalha homenageia àqueles que prestaram serviços relevantes em suas áreas de atuação. A honraria foi criada pelo professor Newton Barbosa de Castro, heraldista e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora. O ex-vereador e atual secretário de Esporte e Lazer, Julio Gasparette, que recebeu a outorga na categoria Política, fez o discurso de agradecimento em nome de todos os homenageados
O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PHS), aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos principais avanços conquistados na Câmara nos últimos anos.
“Neste momento de confraternização e de homenagens, nos cabe fazer uma reflexão sobre o que nós, vereadores, temos feito de inovador na Câmara de Juiz de Fora. Nosso foco está no cidadão e nos resultados. Aliamos tecnologia para lançarmos o programa E-Câmara que está digitalizando todos os processos internos do Legislativo, acabando com a cultura do papel, o que gerou economia, mais transparência e respeito ao meio ambiente”, enfatizou Mattos que falou, também, sobre o aumento da transparência no Legislativo da cidade.
“Aumentamos a transparência da Casa com o lançamento da JFTV Câmara em canal aberto, frequencia 35. Não criamos a TV dos vereadores. Não foi este o propósito. A JFTV é uma TV Pública de Juiz de Fora. Além da ampliar a transparência, nossa missão foi aproximar o parlamento municipal da população. E assim o fizemos com a criação de novos serviços como o Polo de Mediação de Conflitos, o Engenharia Popular e o Fiscaliza JF”, informou.
Por fim, Rodrigo informou sobre o concurso em andamento. “Vamos realizar o maior concurso público da Câmara, com 30 vagas disponíveis. Atualmente, o quadro administrativo da Casa conta com apenas 27% de servidores efetivos. Com o ingresso de 30 novos servidores aprovados em concurso e a previsão da exclusão de 28 cargos comissionados após a homologação do processo seletivo, a proporção tende a ficar mais equilibrada, e os concursados deverão representar 44% do quadro pessoal administrativo do Palácio Barbosa Lima”.
Confira todos os homenageados:
Aloísio José de Vasconcelos Barbosa - Mérito Excepcional
Aloysio João Fellet - Mérito Excepcional
Bar do Gaúcho - Comércio e Serviços
Capitão BM Leonardo Corrêa Nunes - Mérito Excepcional
Daniela Arbex - Direitos Humanos
Flávio Eduardo de Oliveira Ferreira - Militar e Segurança Pública
Gabriel Sobreira de Moraes - Educação
General de Brigada Carlos André Alcântara Leite - Mérito Excepcional
José Maria Ribeiro Alvim - Indústria
Julio Gasparette - Política
Juscelio de Bessa Mansur - Transporte
Luiz Carlos de Araújo - Saúde
Luiz Carlos Cardoso - Cultura
Lucas Gamonal Barra de Almeida - Turismo
Lucia de Fátima Boim Lamas França - Filantropia e Assistência Social
Maria Angélica Rebouças Estiguer - Comunicação
Milton de Souza Dayrell - Agropecuária
Projeto Além da Culpa - Justiça Restaurativa para Adolescentes - Justiça
Silas Florenzano - Militar e Segurança Pública
Santa Cruz Shopping - Meio Ambiente
Walmir de Lima - Esporte
Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa