O assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, foi lembrado em quase todas as falas durante a instalação da edição 2018 do Parlamento Jovem (PJ), uma triste coincidência com o tema do projeto este ano que é Violência contra a mulher. Alunos das cinco escolas que integram o PJ participaram da cerimônia nesta quinta-feira 15, no plenário da Câmara Municipal. O tema será abordado durante todo o ano nas etapas municipal, regional e estadual. O vice-presidente do Legislativo, vereador Antônio Aguiar (MDB), presidiu a solenidade e falou sobre a violência atual no Brasil.
"A violência no país é enorme. Somos um dos campeões mundiais no número de homicídio em algumas regiões e a mulher também sofre com a falta de proteção. Uma coincidência triste, mas hoje abrimos o Parlamento Jovem e ontem tivemos o assassinato de uma vereadora negra. Infelizmente o crime cresce com a impunidade", disse o vereador.
Instalado o PJ na cidade, as oficinas de debate com os estudantes serão marcadas semanalmente nas escolas para discutir o tema "Violência contra a mulher" e os subtemas Violência Doméstica e Familiar; Violência nos Espaços Institucionais de Poder; e Violência e Assédio Sexual e saber o que é política, democracia e participação política.
O coordenador do PJ em Juiz de Fora, Sérgio Dutra, falou que esta é a 15ª edição do PJ e que nesse ano Juiz de Fora vai coordenar o polo regional Zona da Mata II e Caparaó. “Somos 16 polos participantes com 88 cidades inscritas”, informou.
Carolina Dantas, coordenadora pedagógica do colégio Vianna Júnior, acha o PJ importante “pois estimula os alunos a conhecerem e a participarem da vida política, começam a entender os direitos e deveres e fazem uma troca de conhecimento com alunos de outras escolas”. O estudante do colégio Tiradentes, Sammhuel Bebiano comentou que os jovens não possuem muita opinião política e o PJ ajuda os adolescentes a terem voz.
As escolas participantes deste ano são: Colégio Apogeu; Colégio dos Jesuítas; Colégio Vianna Júnior; Colégio Tiradentes; e E.E Professor Cândido Motta Filho.
Estiveram presentes na cerimônia a diretora do Legislativo Municipal, Maria Aparecida Fontes Call; a coordenadora de Ações de Extensão da UFJF, Fernanda Souza; o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão, Luiz Eugênio; a professora do departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenadora do PJ de Minas de Juiz de Fora, Christiane Jalles de Paula; o professor do departamento de Ciências Sociais da UFJF, Jorge Chaloub; a monitora do PJ e acadêmica do curso de ciências sociais, Milena de Paula; a Comandante do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Kátia Moraes; além dos vereadores, Ana Rossignolli (MDB) e Pardal (PTC).
Informações: 33134734 /4941 Assessoria de Imprensa