Publicada em: 20/06/2017 - 229 visualizações

Participantes do PJ definem propostas para serem discutidas na Plenária Municipal

Participantes do PJ definem propostas para serem discutidas na Plenária Municipal (20/06/2017 00:00:00)
  • Participantes do PJ definem propostas para serem discutidas na Plenária Municipal
 
No último encontro antes da Plenária Municipal que será realizada nesta sexta-feira, 23, os alunos das escolas participantes do Parlamento Jovem (PJ) de 2017 se reuniram no Colégio Vianna Júnior, nesta segunda-feira, 19, para definirem as propostas finais a serem levadas em discussão no Legislativo.
 
No encontro, os estudantes foram divididos em três grupos de trabalhos (GTs), pelos quais mais se identificaram durante as oficinas realizadas pelos monitores do PJ, para discutirem as propostas de cada subtema derivado do tema Educação Política nas Escolas. Ao final da discussão, cada subtema recebeu quatro propostas finais.

 
Educação Política e Currículo
 
- Criar Fórum estadual estudantil para discussão do currículo.
 
-Criação de um programa que vise a educação política nas escolas, como aula extra curricular através de encontros semanais, com profissionais da área de Ciências Políticas. Tal programa seria aplicado em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
 
- Elaborar duas cartilhas cuja abordagem seria, em uma, voltada para o Ensino Fundamental e, em outra, voltada para o Ensino Médio. Em seu conteúdo, seriam apresentados noções básicas de política e os direitos políticos do cidadão, que seriam entregues e trabalhados nas escolas. Assim, criando uma conscientização política nos alunos.
 
- Ampliação de uma carga horária opcional a ser destinada para cursos voltados à educação política, assuntos ambientais e disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes.

 
Interações entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens
 
- Criar mecanismo de transferência de informações das decisões da escola para a sociedade.

- Financiamento público e/ou privado para projetos de extensão que promovam a vivência dos alunos em atividades culturais extra-escolares, como visitas a museus, passeios guiados, seminários nas escolas, abertos ao público, com representantes políticos e/ou professores, gincanas de sociabilização, esportes e oficinas, todos ancorados na política.
 
- A escola deverá dispor de projetos que visam resolver problemas da comunidade local e estimulem o conhecimento prático dos alunos.
 
- Abertura dos espaços escolares para que outras instituições, sejam elas políticas, religiosas, acadêmicas, não-governamentais, pudessem instruir os alunos e a comunidade sobre política. Caso alguma escola não possua infraestrutura, outras, por meio de acordos, ofereceriam seu espaço para que esses encontros acontecessem. Logo, haveria uma maior integração entre as instituições e a sociedade.


Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas
 
- Criação de uma assembleia composta por estudantes, com o objetivo de discutir os principais problemas das escolas. Deverão ser realizadas reuniões de acordo com a divisão de ano letivo de cada instituição, como por exemplo: bimestres, semestres etc.
 
- Criar instância de representação dos alunos definidos por município que atuará em discussões estaduais periodicamente.
 
- Criação de um órgão acoplado ao grêmio e ao colegiado, que fiscalize se a instituição possui uma gestão democrática. Sua função seria descentralizar o poder dos diretores e abrir espaços para que os assuntos, regras, investimentos financeiros etc. fossem decididos de forma democrática, promovendo votações e assembleias.
 
- Mecanismos de transferência de informação sobre as decisões escolares tomadas pelas direções, coordenações e colegiados; através de: rádio, fóruns, blogs e cartazes. Em âmbito de escolas das redes pública e privada.
 
Os colégios participantes em Juiz de Fora são: Vianna Júnior, Apogeu, Jesuítas, Tiradentes e Escola Estadual José Freire. Com apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Parlamento Jovem conta com a participação de 65 cidades. Atualmente, o Polo Regional da Zona da Mata conta com oito municípios nesta etapa; Juiz de Fora, Matias Barbosa, Leopoldina, Rio Preto, Santos Dumont, Carandaí, Madre de Deus de Minas e Olaria.
 

Plenária Municipal
 
Na Plenária Municipal que acontecerá nesta sexta-feira, 23, os participantes se encontrarão novamente e terão que eliminar duas propostas de cada subtema pré-estabelecidos no GTs. Após a definição das propostas finais, um documento é elaborado e em sequência será discutido na etapa regional, que ocorrerá em agosto, na Câmara Municipal de Matias Barbosa.

 
Informações: 3313-4734 /4941  Assessoria de Imprensa
 
 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade