Na reunião ordinária realizada nesta terça-feira, dia 21, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), deu mais detalhes ao público sobre o programa E-Câmara. Ele relatou que o projeto foi oficialmente lançado durante a tarde da última terça, através de uma coletiva de imprensa, e que foi apresentado aos vereadores e funcionários da Casa Legislativa durante esta semana.
De acordo com o vereador, o programa tem o objetivo de eliminar a utilização de papel nos setores administrativos e nos gabinetes da Câmara, reduzindo, assim, os gastos da Casa Legislativa com folhas de papel, tornando o Legislativo mais transparente e sustentável.
Anunciou que haverá a instalação de um notebook para cada vereador nas bancadas do Plenário para que os mesmos possam acompanhar a Ordem do Dia e as proposições apresentadas nas reuniões. Informou, ainda, que os vereadores e seus assessores receberão treinamento e terão até o mês de agosto para se adaptarem e passarem a enviar as proposições através da intranet aos demais setores da Casa.
O Presidente da Câmara afirmou que, não havendo o suporte físico, a guarda dos documentos passará a ser feita digitalmente. Expôs, ainda, que o programa tem a intenção de digitalizar todos os arquivos da Casa, eliminando a necessidade da guarda física dos mesmos, e deixando, assim, de se utilizar recurso com o aluguel de células em empresas terceirizadas. Com a implementação do E-Câmara, espera-se que haja uma economia anual de 150 mil reais para a Casa Legislativa.
Além de ser uma medida sustentável, Rodrigo Mattos ponderou que o programa também é uma forma de modernizar a Casa Legislativa, e considerou que a Câmara Municipal de Juiz de Fora poderá se tornar a primeira câmara do estado de Minas Gerais a ser totalmente digitalizada.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa