Publicada em: 16/02/2017 - 203 visualizações

Comissão Especial de Proteção Animal realiza sua primeira reunião e define a “Educação Ambiental” como primeira meta

Comissão Especial de Proteção Animal realiza sua primeira  reunião e define a “Educação Ambiental” como primeira meta (16/02/2017 00:00:00)
  • Comissão Especial de Proteção Animal realiza sua primeira reunião e define a “Educação Ambiental” como primeira meta
 
Na última quarta-feira, dia 15, foi realizada a primeira reunião da Comissão Especial de Defesa, Controle e Proteção Animal, que tem por objetivo ser um instrumento “de apoio e incentivo a promoção de políticas públicas” em prol dos animais. No início do encontro, foram destacadas as conquistas dos últimos anos no município, como a reforma do Canil Municipal, as 16 mil castrações realizadas e o Castramóvel.

“Nesta primeira reunião, buscamos apresentar aos demais membros da comissão o atual panorama das políticas de proteção animal pública no município. Além de introduzir o assunto, também é hora de definirmos nossas diretrizes de trabalho, e então traçar nossos objetivos: queremos uma comissão atuante e próxima aos ativistas da causa animal”, destacou o presidente da comissão, Marlon Siqueira (PMDB), que também solicitou a criação do órgão técnico no primeiro dia de mandato. A comissão é composta, ainda, pela Ana do Padre Frederico (PMDB) e os vereadores Charlles Evangelista (PP) e Pardal (PTC).

A primeira ação conjunta proposta pelos grupo foi conhecer de perto a situação de serviços importantes para os animais da cidade, fiscalizando como está o seu funcionamento e acessibilidade. O vereador Pardal salientou que a comissão deve estar sempre aberta a novas ideias e atenta na busca por parcerias para a continuação desses serviços, com faculdades e clínicas veterinárias. “Podemos fazer esse ‘meio de campo’, pensar em maneiras de captar recursos para a continuação e ampliação da castração e das atividades do Canil Municipal, por exemplo”.

Levando em consideração demandas de cidadãos, Charlles relatou que uma preocupação importante do grupo deve ser em relação ao modo em que as denúncias de maus-tratos são feitas “Recebo muitas demandas em relação a delegacia de proteção animal em minhas redes sociais. Precisamos conhecer como o trabalho é feito na cidade”. Em consenso, os vereadores presentes decidiram marcar para as próximas semanas visitas ao Canil Municipal e ao Núcleo de Proteção Animal da Polícia Cívil.


Cobertura das políticas de proteção

Seguindo a pauta da reunião, Marlon destacou a importância que se abra o leque de ações das políticas de proteção animal para várias espécies, “assim como foram iniciadas os primeiros projetos para os felinos nos últimos anos, com a criação do gatil e o início das castrações para gatos”, apontou. Charlles lembrou da legislação em relação a adequação e posterior encerramento das atividades das carroças na cidade, os chamados “veículos de tração animal (VTAs)”, sugerindo que a comissão acompanhe como o trabalho vem sendo feito pela Prefeitura. Segundo Pardal, além de preservar a saúde dos equinos, o Poder Público deve se preocupar também em “inserir as pessoas envolvidas há anos nessa atividade no mercado de trabalho, dando uma alternativa às famílias envolvidas”.


Educação Ambiental como objetivo de trabalho

Como planejamento das próximas ações, além das visitas de trabalho, foi decidido que a educação ambiental, com foco na proteção dos animais e adoção, deve ser estimulada no município. A comissão deverá marcar nas próximas semanas uma reunião conjunta com o Departamento de Defesa, Controle e Proteção (DCAN) e a Secretaria de Educação (SE) para criar maneiras de estimular e mobilizar os munícipes para serem parceiros na causa animal. 


Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade