A figura do idoso curvado, com bengala e aparência frágil é arcaica e inadequada a realidade atual. A constatação levou a Comissão do idoso da Câmara, integrada pela vereadora Ana do Padre Frederico (PDT) e os vereadores Julio Gasparette (PMDB), Vagner de Oliveira (PR) e José Emanuel (PMN), a elaborar projeto de lei sobre a divulgação do novo símbolo. Trata-se de uma pessoa com a coluna ereta, sem bengala, identificada com a mensagem 60+. A imagem passará a ser vista em placas de espaços públicos e adesivos. A regulamentação caberá ao Executivo.
A escolha busca uma representação visual atualizada. “O idoso está cada vez mais saudável, tem disposição para viver a vida, viajar, aprender novas culturas e desempenhar papéis ativos na sociedade. Ana do Padre Frederico observa que muitos ajudam a família no dia a dia, inclusive financeiramente.
Segundo a ONU, o número de pessoas com mais de 60 anos será, até o ano 2050, maior do que o de crianças. O crescimento é acentuado e leva a vereadora a ponderar sobre a importância do desestímulo a atitudes de preconceito e discriminação unicamente pela idade avançada.
O novo símbolo será divulgado no portal eletrônico da Câmara, da Prefeitura e nas publicações do Diário Oficial do Município. A imagem foi escolhida pelo movimento social.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de imprensa