Os alunos dos colégios dos Jesuítas e Santa Catarina, que fazem parte da Câmara de Vereadores Mirins, participaram nesta quarta-feira, 22, da visita guiada à Câmara Municipal. A orientação dos estudantes ficou sob a responsabilidade do assistente legislativo, Vinícius de Azevedo Martins, e da assistente técnica Legislativa, Cristiane Mara Teixeira Silva, do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). Ambos se encarregaram de mostrar a estrutura do Legislativo Municipal e explicar o papel desse Poder.
Descontraídos, os alunos visitaram os gabinetes dos vereadores, além de repartições como a Divisão de Arquivos e Registros Processuais, de Acompanhamento de Processo Legislativo e Núcleo de Licitações e Gestão de Contratos e Convênios, além de uma conversa informal no gabinete do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB).
Vinícius salientou que a visita é fundamental para ampliar a visão dos adolescentes sobre as atividades que ocorrem no Município, e ainda destacou a galeria de fotos existentes no saguão do plenário da Casa. “Em 160 anos de existência da Câmara Municipal, apenas dez mulheres fizeram parte dessa história. A participação política da mulher ainda é pequena, e vocês estão aqui para mudar essa realidade”, destacou.
A educadora do Colégio Jesuítas, Flávia Dimas, citou que é primordial esse primeiro contato dos alunos com a Casa do povo. “É a oportunidade deles conhecerem os trabalhos, as funções e o funcionamento, além de buscar uma aproximação do mundo político”, argumentou.
A assessora do Colégio Santa Catarina, Gesane Lucchesi, salientou a importância do programa. “Faz parte do projeto político pedagógico promover ações para que os alunos exerçam sua cidadania, fiquem mais críticos e tenham participação política, interagindo com a sociedade ao seu redor”, falou.
Maria Olímpia, 14 anos, estudante do Colégio Jesuítas, destacou que “conhecer a Casa é uma oportunidade de analisar e ter mais conhecimento do funcionamento da política na nossa cidade”, disse.
Já a aluna Vitória Machado Nascimento, 14 anos, estudante do Colégio Santa Catarina, comentou a importância do conhecimento dos projetos. “Agora sabemos como é elaborado os projetos e como é o funcionamento dos trabalhos no Legislativo Municipal”.
As escolas interessados podem se inscrever para conhecer a Câmara por meio dos telefones: 3313-4934 / 4919 – Centro de Atenção ao Cidadão.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa da Câmara