Publicada em: 23/12/2014 - 202 visualizações

Teste da linguinha já é lei em Juiz de Fora

Teste da linguinha já é lei em Juiz de Fora (23/12/2014 00:00:00)
  • Teste da linguinha já é lei em Juiz de Fora
 
Os jornais desta terça-feira (23/12) anunciam a obrigatoriedade do teste da linguinha em todo Brasil conforme  lei federal 13.002. Em Juiz de Fora a determinação já existe desde abril deste ano quando foi sancionada lei 12.958 com texto do vereador Cido Reis (PPS). Além do procedimento é prevista a divulgação nas unidades de saúde e campanhas de vacinação.
 
O teste detecta a existência de alteração no frênulo, que liga a língua à parte inferior da boca, permitindo o diagnostico precoce  da chamada língua presa. O problema interfere na maneira de sugar, mastigar, engolir e falar. Nos bebês, pode dificultar a amamentação e levar ao desmame precoce, com prejuízos para o desenvolvimento físico e mental.
 
Conforme o dispositivo, o teste integra os exames realizados em recém-nascidos atendidos nas maternidades e hospitais do município. Cabe ao médico pediatra ou fonoaudiólogo fazer o diagnóstico. Uma vez constatado algum problema, a criança deve ser encaminhada para as providencias necessárias.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade