Publicada em: 06/11/2014 - 150 visualizações

Novembro Azul promove prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul promove prevenção ao câncer de próstata (06/11/2014 00:00:00)
  • Novembro Azul promove prevenção ao câncer de próstata
 
O vereador Cido Reis (PPS) é autor da lei que institui o mês “Novembro Azul”, campanha dedicada a ações preventivas à integridade e saúde do homem, promovendo a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A Secretaria de Saúde promove a campanha que ira realizar em 17 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), uma programação especial com horário diferenciado de atendimento para os homens acima de 40 anos, público-alvo da campanha.
 
A iniciativa será realizada entre os dias 10 e 25, com data específica em cada Uaps. O atendimento será realizado das 18 às 21 horas. Serão ofertados o exame de próstata, combinado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), marcador mais importante para detectar, estagiar e monitorar o câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele e a quarta causa  mais comum de morte por câncer.
 
"O movimento de conscientização, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Não pode haver preconceito de maneira alguma, muitas vezes,  uma atitude determinante em fazer o exame, que pode mudar a saúde de um homem”, enfatiza o vereador Cido. 
 
 
Confira a programação:
 
10/11 - Uaps São Judas
 
11/11 - Uaps: Jardim Esperança e Retiro (evento acontece no Jardim Esperança
 
12/11 - Uaps Milho Branco / Jardim Natal / Industrial (evento acontece no Industrial)
 
13/11 - Uaps Santo Antônio
 
17/11 - Uaps Monte Castelo
 
18/11 - Uaps Furtado de Menezes
 
19/11 - Uaps Nossa Senhora Aparecida
 
​20/11 - Uaps São Sebastião
 
24/11 - Uaps Vila Ideal
 
25/11 - ​Uaps Santa Efigênia
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade