Os três presidenciáveis melhores colocados nas pesquisas de opinião pública, Dilma Roussef (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), vão receber representação da Câmara Municipal, subscrita pelos 19 vereadores, reivindicando a construção do contorno ferroviário na cidade. A proposta é do presidente Julio Gasparette (PMDB) que considera fundamental a inclusão da obra na plataforma de governo do futuro presidente da República. Gasparette alertou que a partir de janeiro, os trens, que hoje atravessam o município de 40 em 40 minutos, vão passar a fazê-lo de 20 em 20. “O número de vagões vai dobrar, o que agravará as condições de tráfego, já caóticas,” disse.
Defensor da iniciativa, Julio Gasparette entende que o problema deve integrar as propostas de todos os candidatos a deputado estadual e federal pela cidade. Enquanto vereador, já fez gestões junto a Lula, quando ocupou a presidência, a atual presidente, Dilma Roussef, e aos parlamentares, sem sucesso. Por ser período de campanha, acredita ser o momento ideal para fortalecer a reivindicação. “Até agora não vi sequer um candidato se pronunciar a respeito”, lamentou.
São 45 quilômetros de linha de Cotegipe até a Barreira do Triunfo. Ele acredita que o contorno pode ser feito em parceria com a iniciativa privada, como a MRS e as empresas de ônibus. “Em Volta Redonda fizeram até viaduto. Juiz de Fora precisa da mesma atenção”, ressaltou.