Publicada em: 17/02/2014 - 113 visualizações

Comissão Memória, Verdade e Justiça visita Arquivo Histórico Municipal

Comissão Memória, Verdade e Justiça visita Arquivo Histórico Municipal (17/02/2014 00:00:00)
  • Comissão Memória, Verdade e Justiça visita Arquivo Histórico Municipal

A Comissão Parlamentar Especial da Memória, Verdade e Justiça, composta pelos vereadores Julio Gasparette (PMDB), Rodrigo Mattos (PSDB), Zé Márcio (PV), Jucélio Maria (PSB) e Roberto Cupolillo (Betão-PT), visitou hoje (17/02) o Arquivo Histórico Municipal de Juiz de Fora. Os parlamentares pesquisaram jornais e documentos com referências ao período de março a abril de 1964, quando ocorreram os fatos que levaram à cassação dos mandatos dos ex-vereadores Peralva de Miranda Delgado, Francisco Afonso Pinheiro, Jair Reihn e Nery de Mendonça.
   A proposta inicial da Comissão Parlamentar Especial da Memória, Verdade e Justiça é a realização de sessão solene para a devolução simbólica dos mandatos dos vereadores, arbitrariamente cassados pela ditadura implantada a partir de 1964. A esse propósito se somou a ideia de fazer uma publicação destinada a apresentar à população os parlamentares cujos mandatos foram cassados e as circunstâncias em que a representação política na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora foi autoritariamente atingida por medidas de exceção.