O projeto de lei que visa instituir a coleta solidária de móveis e eletrodomésticos na cidade, feito pelo vereador Jucelio Maria (PSB), em parceria com o vereador Zé Márcio (Garotinho-PV), foi aprovado ontem em primeira disscussão na reunião ordinária da Câmara.
A ideia é não só reduzir a produção de lixo, como também o depósito desses materiais em locais impróprios. O projeto prevê o recolhimento de móveis e eletrodomésticos doados pela comunidade ou coletados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana, em condições de reaproveitamento.
Ao Executivo caberá oferecer condições materiais e logísticas para o recebimento, armazenamento, triagem, classificação, adequação e distribuição. O que estiver em condições de uso pode ser encaminhado a famílias carentes previamente cadastradas. O restante será destinado a cooperativas de reciclagem.
Para Jucelio, se aprovado, o projeto pode ser de grande importância não apenas pelo caráter ecológico, mas também pelo seu cunho social. “Ele dará fim aos ‘bota-foras’ que causam uma série de transtornos para a cidade, como mau cheiro, poluição visual e proliferação de insetos. Além disso, as famílias de baixa renda podem ser beneficiadas com os móveis e os eletrodomésticos que tenham boas condições”, concluiu Jucelio.