Publicada em: 03/12/2013 - 200 visualizações

Zé Márcio participa da elaboração do novo Plano de Saneamento Básico

Zé Márcio participa da elaboração do novo Plano de Saneamento Básico (03/12/2013 00:00:00)
  • Zé Márcio participa da elaboração do novo Plano de Saneamento Básico
 
     O vereador Zé Márcio (Garotinho–PV), representando a Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara Municipal, reuniu-se com o engenheiro e coordenador do grupo técnico executivo do Plano de Saneamento Básico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura, Heber de Souza Lima, para tratar da fase final da proposta. A equipe de trabalho é composta pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, de Obras, Meio Ambiente, Saúde, além da Cesama e do Demlurb, seguindo as diretrizes da Lei Federal 11.445/07, que trata do saneamento básico no país.
     De acordo com Heber de Souza, o plano se caracteriza por um planejamento duradouro, pensado para no mínimo 20 anos. Ele depende, tanto para entender as necessidades da cidade quanto para implantar as propostas, de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a população. “Estamos na fase final. Agora vamos ouvir as pessoas para que elas indiquem suas dificuldades, já que o cidadão é quem está em contato direto com os problemas em todo o município. Somente depois, a Prefeitura vai definir as metas e os objetivos do projeto", afirmou.
     Para Zé Márcio, o plano vai ampliar a qualidade de vida da população, garantindo o direito ao equilíbrio ambiental e a participação efetiva das comunidades nas tomadas de decisões. “É preciso conscientizar a população sobre o comportamento, ter novos hábitos”. Ele ainda relatou que depois de pronto, o plano irá permitir a captação de verbas junto ao Governo federal. “É bom salientar a necessidade de investimentos maciços em projetos e obras de captação de águas pluviais, que é o nosso maior problema. Há muito tempo não há investimentos em obras nesse setor e são obras de grande valor que requerem investimentos do Governo federal. Um exemplo é a inundação no Bairro Industrial, que ocorre há décadas e tem necessidade de um grande projeto financiado Governo Federal”.
     Também fazem parte da Comissão para acompanhar os trabalhos, além de Zé Márcio, os vereadores Pardal (PTC), Cido (PPS) e Betão (PT).
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade