Publicada em: 21/06/2013 - 170 visualizações

Audiência na Câmara debate problema de carros abandonados nas ruas

Audiência na Câmara debate problema de carros abandonados nas ruas (21/06/2013 00:00:00)
  • Audiência na Câmara debate problema de carros abandonados nas ruas
 
     Com o objetivo de pedir ajuda ao Executivo, a vereadora Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico - PDT) apresentou um levantamento de veículos abandonados nas ruas da cidade durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (20/06) na Câmara Municipal. “Estamos preocupados com os veículos abandonados nas ruas, pois representam perigo e trazem desconforto à população, sendo foco, inclusive, do mosquito da dengue. As crianças também podem entrar em seu interior, mexer no freio e provocar acidentes”, afirmou a proponente da audiência, que questionou aos representantes da Secretaria de Atividades Urbanas sobre a solução para acabar com o problema.
     A vereadora Ana ainda lembrou que por meio da Lei número 12.294 de 30 de maio de 2011, de sua autoria, o não cumprimento da Lei sujeitará o infrator à multa no valor de R$ 500,00, dobrado na reincidência, reajustado anualmente pelo índice de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou por outro indexador que venha a substituí-lo. O dono do veículo que for identificado será autuado e após 24 horas do não cumprimento será multado de acordo com a lei por abandono em via pública e também terá que arcar com custos do guincho. Os veículos e carcaças recolhidos podem ser retirados pelos proprietários que pagarem as multas. Os que não forem procurados vão para leilão.
     O integrante da Associação dos Moradores do Bairro Santa Luzia, Júlio César dos Santos, relatou que o bairro Santa Luzia possui vários veículos abandonados em terrenos baldios. 
     A responsável pelo Departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas da Prefeitura, Graciela Vergara Marques, solicitou a vereadora Ana os endereços dos carros abandonados que foram apresentados, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Afirmou que desde 2011 96 carcaças foram removidas na cidade. “Cabe lembrar aos presentes que a responsabilidade da destinação dos veículos é dos proprietários e não do poder público”. Graciela ainda lembrou que o carro, uma vez guinchado, é levado para um depósito da Prefeitura e recebe larvicida para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “São considerados carros deteriorados e sem condições de circulação, em situação de abandono, aqueles estacionados em locais proibidos, ocupando passeios e pistas de rolamento, sujos, danificados e com os pneus esvaziados”, afirmou.
     A delegada de Polícia Civil, Mariana Veiga, destacou que a situação dos veículos também é questão de segurança pública. “Vamos fazer uma pesquisa e aplicar a Lei que autoriza a realização de leilões desses carros”. 
Nilton Militão (PTC) disse que os donos dos carros abandonados estão cometendo crime contra o patrimônio público. “A      Lei tem que ser aplicada. A medida é de extrema importância para o município e para manter a cidade limpa”.  
     O presidente da Câmara Municipal, Julio Gasparette (PMDB), enfatizou a importância do Executivo estar preparado para acabar com essa desordem de carros abandonados. “Não podemos deixar isso acontecer. Nossa cidade precisa ficar limpa. Além disso, muitos utilizam os carros para guardar armas e drogas”. 
     Luiz Otávio ( Pardal - PTC) solicitou à Secretária de Atividades Urbanas uma ação rápida para que o problema seja sanado na cidade.
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade