Publicada em: 05/06/2013 - 224 visualizações

Projeto incentiva reciclagem de móveis e eletrodomésticos

Projeto incentiva reciclagem de móveis e eletrodomésticos (05/06/2013 00:00:00)
  • Projeto incentiva reciclagem de móveis e eletrodomésticos
 

        O estímulo à reciclagem e economia sustentável levou os vereadores Zé Marcio (PV) e Jucelio Maria (PSB) a apresentar projeto de lei propondo a criação de uma política de coleta solidária de materiais mobiliários e eletrodomésticos inservíveis. Os vereadores apoiam a coleta seletiva de papéis, vidro e metais, mas não observam o mesmo incentivo a outros materiais, o que os levou a defender a extensão das campanhas. A ideia é não só reduzir a produção de lixo, como também o depósito em locais impróprios.

          Está previsto recolhimento de móveis e eletrodomésticos doados pela comunidade ou coletados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana, em condições de reaproveitamento. Ao Executivo caberá oferecer condições materiais e logísticas para o recebimento, armazenamento, triagem, classificação, adequação e distribuição. O que estiver em condições de uso pode ser encaminhado a famílias carentes, a serem cadastradas. O restante será destinado a cooperativas de reciclagem.

          “As áreas de descarte irregular de lixo, popularmente conhecidas como bota-fora, trazem sérios problemas para a população: sujeira, mau cheiro, poluição visual, aumento de insetos a animais peçonhentos, que podem transmitir doenças. É preciso acabar com essa prática”, afirma Zé Márcio. Além de contribuir para que isso ocorra, o projeto tem caráter social. Famílias de baixa renda podem ser beneficiadas com móveis e eletrodomésticos em condições de uso, argumenta Jucelio Maria.

 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade