Publicada em: 18/02/2013 - 175 visualizações

Assembleia de Minas realiza prestação de contas na Câmara Municipal de Juiz de Fora

Assembleia de Minas realiza prestação de contas na Câmara Municipal de Juiz de Fora (18/02/2013 00:00:00)
  • Com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos em cada região e colher sugestões dos cidadãos para a atividade legislativa, a Câmara Municipal cedeu suas dependências para a Assembleia de Minas Gerais. O presidente do Legislativo...
 

Com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos em cada região e colher sugestões dos cidadãos para a atividade legislativa, a Câmara Municipal cedeu suas dependências para a Assembleia de Minas Gerais. O presidente do Legislativo Estadual, Deputado Dinis Pinheiro (PSDB), se reuniu com a imprensa, os vereadores da casa, lideranças locais e representantes da sociedade no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. O encontro faz parte de uma série de 17 encontros regionais.

Um vídeo institucional foi exibido com as principais atividades realizadas na ALMG no biênio que geraram impacto na região. Como exemplo, a aprovação da Lei 20.313, que instituiu o Fundo Estadual de Café (Fecafé), um incentivo à competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café. Estímulos fiscais ao feijão e aperfeiçoamento da norma estadual sobre o queijo artesanal também foram exemplos citados sobre as novas leis que beneficiam produtores da Zona da Mata. Na oportunidade também foi apresentado um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões permanentes e temporárias da ALMG, bem como os principais eventos institucionais promovidos na cidade, como o Fórum Técnico “Segurança nas Escolas: Por Uma Cultura de Paz”, e o Ciclo de Debates “Siga Vivo: Pelo Fim da Violência no Trânsito”.

De acordo com o presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro, a ação é pioneira. “Esse é o primeiro passo para nos aproximarmos ainda mais da população e com isto aperfeiçoar nossas ações para traçar estratégias para melhorar e atender diretamente as necessidades dos mineiros”, disse.

 

O presidente da Câmara, Julio Gasparette (PMDB), solicitou mais atenção da Assembleia para a conclusão da estrada que liga a BR 040 ao Aeroporto Regional da Zona da Mata e o repasse da administração do Expominas de Juiz de Fora para a prefeitura, para que o espaço possa ser mais bem aproveitado pelo município.

 

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) elogiou o trabalho quem vem sendo realizado pela Polícia Militar e Civil na cidade, mas solicitou atenção especial para a segurança de Minas. Ele aproveitou e requereu mais equipamentos. O prefeito ainda fez um apelo aos deputados e senadores para que royalties do petróleo possam vir para as prefeituras.

O vereador Wanderson Castelar (PT) cobrou iniciativas nas áreas públicas. O vereador Rodrigo Mattos (PSDB) destacou a importância da ALMG ir até os municípios e ver de perto a realidade das cidades.

Vagner de Oliveira (PR) declarou que o Presidente da ALMG, deputado Diniz sairá desse encontro com uma demanda ainda maior, “pois sabemos que há muitos representantes de municípios nessa reunião”.  Nilton Aparecido Militão (PPS) declarou estar orgulhoso de a cidade ser a primeira a sediar um evento como este.

João Evangelista de Almeida (João do Joaninho – DEM) solicitou mais recurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora.

O vereador Noraldino Júnior (PSC) pediu recursos para a cidade no sentido de reconstruir a estrada que liga o bairro Grama ao Bairro Filgueiras, relatando que o estado do local é lastimável. O vereador também pediu apoio para as comunidades terapêuticas, que, segundo ele, têm auxiliado o município no tratamento de dependentes químicos.

O deputado Lafayette Andrada (PSDB) relatou sobre a seriedade com que os prefeitos das cidades mineiras devem agir com relação aos recursos destinados à saúde. “Não é possível todos os dias prefeitos solicitarem recursos para a saúde. É preciso ter um melhor planejamento”.

O prefeito de Santa Bárbara do Monte Verde, Fábio Nogueira, destacou a precariedade da estrada que liga o município de Juiz de Fora à Lima Duarte e dá acesso a Rio Preto.

O deputado Bráulio Braz (PTB), em resposta ao prefeito, destacou o empréstimo aprovado recentemente pela ALMG com o objetivo de “acelerar” algumas das obras previstas pelos Caminhos de Minas.

O prefeito de São João Nepomuceno, Célio Ferraz, pediu o aumento no número de equipes da polícia nas cidades pequenas, para evitar o tráfico de drogas.

A deputada Luzia Ferreira (PPS) afirmou sobre a importância de se rever o pacto federativo e aumentar o auxílio aos municípios, repartindo os recursos de forma mais adequada.

A defensora pública de Juiz de Fora, Adriana Campos Pereira, fez um apelo pela alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal, vetada em dezembro do ano passado, que previa a destinação de 2% do orçamento estadual para a Defensoria Pública. Segundo ela, esse repasse seria fundamental para efetivar a autonomia do órgão.

O deputado André Quintão (PT) relembrou o Seminário Legislativo “Pobreza e Desigualdade” e o esforço federativo para a erradicação da pobreza, que afeta quase um milhão de pessoas em Minas Gerais.

O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, delegado Rogério de Melo Franco Assis Araújo, destacou que o combate ao tráfico tem sido uma prioridade na cidade.

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade