Publicada em: 04/02/2005 - 555 visualizações

Compositor é homenageado

Compositor é homenageado (04/02/2005 00:00:00)

Compositor é homenageado

Duduca de Moraes, autor da música “Oh! Minas Gerais”, considerada o hino extra-oficial do estado, está sendo homenageado em Juiz de Fora.
        Proposta do vereador Eduardo Freitas (PDT) dando seu nome a rua 2, no Bairro Santa Cruz, acaba de ser sancionada, após aprovação pela Câmara Municipal.

Escolas terão segurança reforçada

O Executivo está autorizado a instalar câmeras de vídeo para reforçar o sistema de segurança em escolas da rede municipal de ensino. Projeto de lei do vereador Flávio Cheker, sancionado hoje (03/02), determina a colocação do equipamento nos estabelecimentos com ocorrências elevadas.

Transplantados terão apoio

O município também está autorizado a implantar o Programa Municipal de Apoio e Assistência às pessoas submetidas a transplantes de qualquer natureza. O objetivo do então vereador, Rogério Ghedin (PMDB), autor da proposta, é desenvolver ações para reinserção sócio-econômica dos transplantados, incluindo seu retorno ao mercado de trabalho.

O programa é amplo. Prevê garantia de atendimento médico especializado, obtenção de medicamentos pelos carentes e acesso a apóio psíquico e social no pós-operatório.

O incentivo a doação de órgãos é uma das metas, assim como a criação de um banco de dados municipal para cadastramento e levantamentos estatísticos dos pacientes.

Projeto quer alunos carentes em cursos superiores

“Democratizar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior é o caminho para promovermos a cidadania, estendendo o direito a uma educação de qualidade a todos os segmentos da sociedade”. Essa é a justificativa da vereadora Rose França (PL), autora do projeto de lei que cria o “Programa Juiz de Fora para Todos” – PROJUF – destinado à concessão de bolsa de estudos integral para cursos de graduação, em instituições de ensino superior.

A Gerência de Educação Básica ficará responsável pela gestão do programa, que beneficiará estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino. Para ingressar no curso, o aluno passará por um processo seletivo que inclui a sua classificação no exame seletivo da universidade ou faculdade, estando colocado até o 5º lugar.

“Apoio de todos os setores da sociedade. Esse é o meu apelo, para que esses alunos possam ter uma oportunidade de mudar de vida. É preciso que os poderes constituídos entendam esse assunto como uma forma de inclusão social, promovendo a capacitação de jovens capazes de exercer a sua cidadania“, disse a vereadora.

A mensalidade do beneficiado será repassada à instituição particular de ensino superior através da Prefeitura, que será responsável pela fiscalização e aplicação de multas, caso as universidades ou faculdades descumpram o previsto na matéria. Só poderão participar do programa instituições que tiverem avaliação positiva de desempenho do sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – e reconhecidas pelo MEC. “É um projeto pioneiro e ousado, que visa a melhoria da qualidade de vida de uma parcela da população que não têm oportunidades no mercado de trabalho”, concluiu.