Publicada em: 23/05/2012 - 321 visualizações

Vereadores defendem criação de Delegacia Antidrogas e de Combate a Gangues

Vereadores defendem criação de Delegacia Antidrogas e de Combate a Gangues (23/05/2012 00:00:00)
  •      “Rivalidade de gangues afeta rotina nos ônibus, Guerra de gangues no Humaitá: Jovem em estado grave, Medo da violência ronda entorno do Mergulhão, Confusão causa pânico na Avenida Rio Branco”. Essas manchetes, estampadas nos...
 

     “Rivalidade de gangues afeta rotina nos ônibus, Guerra de gangues no Humaitá: Jovem em estado grave, Medo da violência ronda entorno do Mergulhão, Confusão causa pânico na Avenida Rio Branco”. Essas manchetes, estampadas nos jornais de Juiz de Fora em 2012, preocupam a Comissão Antidrogas da Câmara e a levaram a tomar providências. Seus integrantes encaminharam representação às autoridades de segurança de Minas, propondo a criação de uma Delegacia Especializada Antidrogas e de Combate a Ação de Gangues na cidade.

     Os vereadores Noraldino Jr. (PSC), Chico Evangelista (PP) e João do Joaninho (DEM) irão entregar a solicitação ao secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, em Belo Horizonte, nos próximos dias, com a assinatura de todos os legisladores municipais. Cópias estão sendo encaminhadas ao chefe do 4º Departamento da Polícia Civil, Rogério de Melo Franco Araújo, e ao delegado regional, Paulo Sérgio Xavier Virtuoso. Paralela a essas gestões, os vereadores disponibilizaram na Internet um abaixo-assinado que pode ser acessado pelo link: HTTP://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.asps?pi=P2012N24664. Trata-se de um mecanismo on line que remete à Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais para reivindicação da Delegacia.

     Noraldino Jr. reconhece a importância das Delegacias Distritais, mas constata a necessidade de atuações em áreas específicas, como drogas e gangues, em função das ocorrências recentes. Esta Delegacia poderia investigar e fazer o trabalho de prevenção, além de dar suporte a outras distritais. As ações conjuntas das Polícias Militar e Civil, já em andamento, continuarão para alcance dos resultados propostos.

     “Em Juiz de Fora, dia após dia, vem sendo noticiado embates entre esses grupos. Às vezes armados, sempre violentos, agem como predadores em bando, motivados principalmente por domínio de território de comércio de drogas. Cada gangue se diz representante de uma facção criminosa (Comando Vermelho e Amigos dos Amigos, por exemplo), e institui leis próprias nas comunidades às quais pertencem. Onde passam, levam terror, violência, vandalismo, desrespeito”, relata o vereador, não escondendo o receio pela organização de grupos infratores.

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade