Publicada em: 10/02/2012 - 233 visualizações

Monitoramento aumenta segurança em eventos musicais

Monitoramento aumenta segurança em eventos musicais (10/02/2012 00:00:00)
 

Monitoramento aumenta segurança em eventos musicais

       O registro de imagens e sons pode se transformar em um importante instrumento na inibição de atos violentos. A Câmara aprovou nesta sexta-feira (10/02) projeto de lei do vereador Noraldino Jr. (PSC) que determina a instalação de equipamentos de filmagem e gravação em todos os estabelecimentos que realizam eventos musicais. “A intenção é aumentar a segurança dos frequentadores e a tranquilidade dos pais”, afirma.
        As câmeras devem ser instaladas de forma a cobrir todas as dependências, incluindo a entrada e locais destinados a revistas. Os arquivos devem ser armazenados por um ano. Noraldino Jr. enfatiza a importância da nitidez da gravação, de forma que permita a identificação de fisionomias, cores, ferramentas e utensílios portados pelos frequentadores.
        “A violência urbana vem assumindo contornos preocupantes. Pesquisas demonstram a propensão de ocorrências quando da reunião de um grande número de pessoas em situações que, direta ou indiretamente, possam incitá-las, como consumo excessivo de álcool, uso de drogas e música alta. O monitoramento dos eventos contribuirá em muito para a diminuição de práticas comuns nesse tipo de promoção: furtos, tráfico de drogas e pedofilia, assim como na prevenção e elucidação de casos, a exemplo da localização de desaparecidos, desabamentos e incêndios”, argumenta o autor da proposta.
        A expectativa do vereador é pela sanção da matéria. A partir daí os estabelecimentos terão 90 dias de prazo para se adequarem. Os infratores estarão sujeitos a interdição do estabelecimento e multa de R$ 2,5 mil. Em caso de reincidência, a multa dobrará e haverá cassação da licença de funcionamento ou revogação da autorização ou concessão.
       
       

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade