Publicada em: 05/03/2012 - 229 visualizações

Vereador recorre ao MP e ao governador em defesa de escola

Vereador recorre ao MP e ao governador em defesa de escola (05/03/2012 00:00:00)
 

Vereador recorre ao MP e ao governador em defesa de escola

       As condições precárias da Escola Estadual Cândido Motta Filho, de São Benedito, estão provocando o esvaziamento da instituição e queda da qualidade do ensino. A situação foi repassada nesta segunda-feira (05/03) ao vereador Isauro Calais (PMN) durante encontro com pais de alunos em frente ao estabelecimento. Calais adiantou que, nas próximas horas, levará o problema por meio de ofício ao promotor da Educação, Otônio Ribeiro Furtado, e fará um protesto através de representação ao governador Antônio Anastasia, a ser apresentada assim que as reuniões ordinárias de março forem retomadas. Ele vem acompanhando a situação desde o ano passado, quando convocou Audiência Pública em função de denúncias sobre a infraestrutura.
       O vereador recebeu um abaixo-assinado com mais de 300 adesões, cobrando providências. O material será repassado ao Ministério Público. Os relatos dão a dimensão das dificuldades enfrentadas, que tem provocado evasão escolar. A quadra de esporte está danificada, há salas de aula sem porta, janelas quebradas e carência de funcionários.
       As repercussões no ensino são consideradas graves por Calais. Pais informaram sobre a junção de turmas e extinção de outras. Alunos do primeiro e segundo ano fundamental dividem a mesma sala de aula. Há salas de 30 metros com 40 alunos, sendo que o espaço adequado é de um metro por aluno. A turma diurna de terceiro ano do segundo grau foi transferida para a noite. Segundo o líder comunitário Thiago Rocha, só nesta segunda-feira houve sete pedidos de transferência da escola.
       “Como aprender dessa forma? Não há condições de preparar essas crianças para concorrer, no futuro, com as das escolas particulares. Lastimável a educação ser tratada com total descaso”, declarou o vereador.
       Os pais de alunos manifestaram-se com cartazes: “Escola Cândido Mota Filho pede socorro”; “Nossos alunos merecem ensino de qualidade”; “Superlotação é coisa de cadeia. Queremos respeito com nossos filhos”; “Chega de descaso. Queremos solução imediata do Estado para os problemas da escola”, disseram nas mensagens.

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade