Publicada em: 31/07/2006 - 447 visualizações

Câmara perde Dr.Waldir

Câmara perde Dr.Waldir (31/07/2006 00:00:00)
 

Câmara perde Dr.Waldir

       Um cidadão preocupado com as questões sociais. Assim era conhecido o vereador Waldir Sousa Silva, o Dr. Waldir como era chamado pelos colegas. Eleito pelo PP com 1950 votos para o seu primeiro mandato na Câmara, o legislador passou integrar a bancada do PTB do prefeito Alberto Bejani no início de 2005, logo após a posse. A mudança de partido veio ao encontro de uma vontade política, a de disputar uma vaga na Assembléia de Minas com o apoio do chefe do Executivo.
       
       Dr. Waldir morava em Juiz de Fora desde 1990. Formou-se em Medicina pela UFJF, buscando o aperfeiçoamento profissional, principalmente na saúde da família. Estudou em países da América Latina, Europa e Estados Unidos, para o orgulho de uma família simples, onde era um dos 15 filhos.
       
       Mineiro de Almenara, Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, herdou de seus pais, o comerciante Walter Pereira da Silva e a dona-de-casa Ana Souza Silva, a vocação para se dedicar ao outro. Seu Walter e Dona Ana distribuíam cestas básicas para as famílias carentes.
       
       O petebista se tornou um dos legisladores mais atuantes e populares da Câmara. Em parceria com a Prefeitura, lutou para que o PSM fosse transformado numa Unidade de Urgência e Emergência. Uma das idéias acampadas pelo vereador era a construção de um hospital para a Zona Norte. Dr. Waldir atendia na Policlínica de Benfica, HTO-Centrocor (CTI e ambulatório), além de dos municípios de Maripá de Minas, Senador Côrtes, Argirita e Almenara, onde prestava assistência de dois em dois meses.
       A sensibilidade do legislador o levou a propôr a criação de clínicas filantrópicas nas quatro regiões da cidade, oferecendo serviço médico de qualidade e remédios a preços acessíveis. “Com essas iniciativas, é possível reduzir em até 20% a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acreditava.
       
       A preocupação do médico com a terceira idade também era visível. Ele lançou a campanha “Idoso sem fratura”, que já abrangeu aproximadamente seis mil pessoas, com a realização de exames de osteoporose. Dr. Waldir trabalhava com equipamento cedido por uma empresa americana, através de parcerias com a comunidade. Participava ainda, de ações sociais nos bairros, realizando exames e ministrando palestras para a população sobre os problemas e tratamentos da doença. Na Câmara, ele pretendia incluir, no orçamento municipal, uma rubrica com a destinação de recursos exclusivos para o programa de prevenção a osteoporose. “O investimento em prevenção é muito menor que o tratamento da doença”, observava.
       Um acidente de carro matou o vereador, em Jequitinhonha, no Norte de Minas. Dr. Waldir viajava para visitar a família e dar andamento à sua campanha de deputado estadual. O desastre aconteceu no km 126 da BR-367, que liga os dois municípios. O corpo foi enterrado na cidade de Almenara, há 20 Km de onde aconteceu o acidente.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade